Navegando por Autor "Silva, David José de Lima"
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TCC Educação Física no ensino médio: a percepção de alunos de escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Norte sobre as aulas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Nascimento, Klécio Ruan Dantas do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Surdi, Aguinaldo Cesar; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, David José de Lima; http://lattes.cnpq.br/4142765741381346Este estudo pretende identificar a percepção dos alunos de ensino médio sobre as aulas de Educação Física. Na perspectiva metodológica, a pesquisa é de cunho descritiva com uma abordagem qualitativa, a qual utilizou para recolhimento das informações um questionário on-line, composto por 9 perguntas, o qual foi encaminhado para alunos de escolas públicas estaduais de ensino médio, por intermédio dos seus professores, obtendo um retorno de 51 alunos, distribuídos em duas escolas de Natal/RN e uma de São José do Campestre/RN. Para analisar os dados coletados no questionário, as perguntas foram divididas em grupos, sendo eles: a percepção dos alunos sobre as aulas de Educação Física; os motivos e situações que os fazem não participar; as motivações que os fazem participar; a percepção deles sobre a metodologia utilizada pelos professores e, por fim, a percepção deles sobre como a Educação Física poderia ser mais acolhedora. Os dados analisados permitiram observar que, no geral, os alunos que colaboraram com a pesquisa são bastantes participativos nas aulas de Educação Física. No entanto, é importante se atentar para aqueles estudantes que ainda encontram alguma razão para não participar. Nessa pesquisa, as razões citadas foram: o cansaço físico; a falta de vontade; a timidez; a vergonha; a falta de habilidade; os problemas de saúde; o medo de ficar suado(a) e, por fim, as aulas repetitivas.Dissertação Inovação pedagógica e tecnologias digitais de informação e comunicação: compreensões a partir da educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Silva, David José de Lima; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/4142765741381346; Batista, Alison Pereira; https://orcid.org/0000-0002-5293-0993; http://lattes.cnpq.br/3140814720062433; Santos, Antônio de Pádua dosO estudo teve como objetivo geral refletir sobre inovação pedagógica, uso e apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) a partir do olhar de professores/as de Educação Física da Microrregião do Agreste Potiguar. Para tanto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e o procedimento adotado para investigação foi estruturado a partir do trabalho de campo. Como procedimentos para levantamento das informações foram utilizados um questionário, para caracterização do perfil socioprofissional dos participantes, e uma entrevista semiestruturada. Posteriormente, as informações foram analisadas e interpretadas em diálogo com a visão dos autores que compõem a fundamentação teórica envolvida na temática. Participaram do estudo, cinco professores/as de Educação Física, atuantes em quatro instituições da rede pública de ensino municipal e estadual (Ensino Fundamental), em três cidades da microrregião do Agreste Potiguar (Nova Cruz, Santo Antônio e Monte Alegre - RN). A compreensão docente sobre o fenômeno da inovação pedagógica se aproxima de fatores como a inserção de novidades ou atualizações no processo de ensino e a intencionalidade na melhoria das práticas pedagógicas. As TDIC’s são compreendidas de forma muito técnica, pouco crítica e por vezes criativa, não se evidencia uma compreensão capaz de dialogar com as influências e complexidades existentes entre tecnologias e sociedade, por outro lado, há uma relação antagônica, ora atribuindo-se valor positivo, ora negativo ao uso das TDIC’s nas intervenções pedagógicas. O estudo identificou aspectos condicionantes e potenciadores do trabalho docente quanto à reflexão sobre o uso e apropriação das TDIC’s nas aulas de Educação Física. Como categorias condicionantes ressaltamos as condições materiais de infraestrutura que as escolas dispõem, a vulnerabilidade socioeconômica dos/as alunos/as e a formação do/a professor/a. Já como potencialidades para um ensino pautado em um viés crítico, foi possível identificar como possibilidades a ampliação do conhecimento; o universo de conteúdos variados do componente curricular e o desenvolvimento da autonomia.TCC Planejamento de ensino e educação física: uma análise sobre o processo de elaboração nas escolas municipais do município de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-04) Silva, David José de Lima; Santos, Antônio de Pádua dos; Oliveira, Marcio Romeu Ribas; Nascimento, Joanilson Kélis doO presente estudo buscou analisar o processo de elaboração do planejamento de ensino, tendo como caso a ser estudado, os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Natal-RN. Por meio de questões centrais que tratavam a temática, os professores participantes do estudo puderam relatar suas experiências e fornecer informações que permitiram analisar o significado atribuído ao planejamento de ensino e identificar quais os principais elementos que constituem e norteiam a ação do planejar. O procedimento metodológico adotado neste trabalho foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa abrangeu 9 (nove) escolas de diferentes regiões da capital do estado. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por duas seções, a primeira relacionada ao perfil do participante, já a segunda se aprofundando no tema planejamento do ensino. A pesquisa identificou certas incongruências sobre as significações do planejamento de ensino, os docentes apresentam um conhecimento superficial sobre tal processo, acabam por negligenciar aspectos imprescindíveis para uma construção reflexiva, representativa e significativa das ações pedagógicas. Algumas barreiras interferem consideravelmente durante a elaboração do planejamento de ensino, como o espaço inadequado para a realização das aulas, curto tempo para consolidações das atividades planejadas, carga de trabalho elevada, além de dificuldade em adequação com normas propostas pelas escolas.