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Navegando por Autor "Silva, Eduardo Sebastião da"

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    TCC
    Docência estreante e(m) formação inicial: relato in loco de vivências pedagógicas no Centro Educacional Sonho e Fantasia (CESF)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-28) Queiroz, Micarla Gomes de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Silva, Eduardo Sebastião da; Moraes, André Monteiro
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência da vivência pedagógica no Centro de Educação Sonho e Fantasia (CESF), na turma do segundo ano do ensino fundamental, turno matutino e vespertino, como componente curricular para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia. O presente relato foi realizado a partir das experiências cotidianas vivenciadas em sala de aula, assim como também da observação, leitura e pesquisa bibliográfica a alguns dos muitos autores que compõem o arcabouço teórico que embasa o fazer educacional e pedagógico. Ao longo deste trabalho será apresentada a introdução, caracterização da escola, bem como da turma em questão e as experiências adquiridas no decorrer deste processo de aprendizado e desenvolvimento do fazer profissional, no tocante à Pedagogia. Ao final deste trabalho é possível afirmar que a metodologia de ensino desenvolvida pela instituição tem alcançado resultados satisfatórios junto aos alunos, pais e profissionais que a compõe, e isto pode ser observado pelo grau de interação entre estes, o que é refletido de forma positiva no desempenho do alunado.
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    TCC
    Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Joaquim José de Medeiros entre 2016 e 2021: uma conquista em processo?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Medeiros, Izabel Maria Araújo; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Almeida, Alanny Paulo Ricardo de; Silva, Eduardo Sebastião da; Dias , Eulina Souto
    Esse artigo nos oferece uma proposta desafiadora, onde os olhares dos indivíduos contextualizam a insistência na busca do desconhecido, objetivamos refletir sobre a modalidade de Educação de Jovens e Adultos enquanto uma conquista em processo. Para isso tomamos como ponto de análise a Escola Estadual Joaquim Jose de Medeiros, município de Cruzeta-RN, onde funcionava a modalidade EJA desde o ano de 2002, extinguindo-se em 2020 em meio as incertezas correlacionadas ao surgimento do coronavírus e da Covid-19. Entre os vários teóricos estudados, destacamos a atuação decisiva, para a alfabetização de adultos, de Paulo Freire que, já na década de 1960, rompe com objetividade dos fatos narrados, propor uma Educação popular, buscando uma alternativa para o método de educação dos excluídos da cultura letrada e da sociedade, ao mesmo tempo em que apresentava as ideologias dominantes e evidenciava a existência de políticas públicas no nosso país. Podemos concluir que mesmo com uma legislação que garante a oferta e o acesso a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos-EJA, e com toda discussão teórica advinda do pensamento de Paulo Freire a EJA ainda enfrenta desafios para sua efetivação, é uma conquista em processo.
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    TCC
    Ensino da matemática na educação de adultos em contexto remoto: uma reflexão a partir do Programa Mulheres Mil no IFRN – Campus Natal Cidade Alta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Cabral, Gabriela de Oliveira; Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; http://lattes.cnpq.br/5461154786094370; Abbiati, Andréia Silva; Silva, Eduardo Sebastião da
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática para mulheres adultas a partir da oferta do curso de qualificação profissional de artesã em bordado à mão, que compõe o Programa Mulheres Mil desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em seu caráter metodológico a pesquisa consiste em um relato de experiência, sendo considerada como exploratória-descritiva e possuindo uma abordagem qualitativa. O referencial teórico do trabalho está amparado em diferentes autores e aborda conceitos e explicações sobre a educação de adultos, o ensino da matemática e a base legal do Programa Mulheres Mil. A pesquisa concluiu que a educação de adultos precisa ser pautada em uma ação dialógica e crítica-reflexiva; assim como o ensino da matemática necessita ser efetivado de forma significativa para os educandos e baseado em uma abordagem exploratória, como também na busca por soluções para problemas criativos relacionados ao cotidiano dos aprendizes.
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    TCC
    O ensino de Ciências pelo método de investigação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Souza, Lucas Kaluaná Pereira de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; 0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; 0000-0002-6858-2217; http://lattes.cnpq.br/9529411479471667; Soares Júnior, Azemar dos Santos Soares; http://lattes.cnpq.br/8328007631314352; Silva, Eduardo Sebastião da; http://lattes.cnpq.br/2434511907733368; Leite, José Evangilmárison Lopes
    O ensino de ciências pelo método de investigação científica é de suma importância para a formação cidadã e educação científica. O objetivo deste trabalho é analisar a literatura disponível na base de dados do Periódicos CAPES sobre o ensino de ciências, pelo método de investigação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre os anos de 2012 e 2022, aspirando informações dos principais trabalhos científicos que contribuam para futuros estudos. A metodologia foi realizada por intermédio de buscas online no periódico acessível e gratuito na base de dados do Periódicos CAPES, fundamentada na metodologia descrita, em quatro etapas. O resultado foi um total de 10 artigos, que apresentaram embasamentos científicos para a problemática da alfabetização científica através do método de investigação. Esta revisão é relevante para que cientistas e governadores possam planejar a gestão educacional por intermédio do ensino pelo método de investigação, visto que, apresentam-se dados e informações a partir da revisão de literatura, assim como, deixam-se abertos novos caminhos para a pesquisa sobre o ensino de Ciências pelo método de investigação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, no período mais recente entre 2012 e 2022.
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    TCC
    A inserção do direito a Educação na Constituição de 1988: uma luta por sua efetivação material
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-23) FERREIRA, Carlille Webster Souza; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Silva, Eduardo Sebastião da; Silva, Vânia Cristina da
    O direito à educação foi elevado ao status de direito fundamental social, e um dos preceitos do Estado Democrático de Direito, haja vista sua fundamentalidade no pleno desenvolvimento do ser humano e no exercício da cidadania. Afora a garantia constitucional estabelecida, muitos estudos ainda investigam se na realidade material, tal direito tem sido concretizado. É nessa esteira em que se assenta o objetivo desse estudo, que procurou analisar se no breve contexto pós Constituição de 1988 este direito se tornou realmente efetivo na realidade material do país. Para tanto, fundamentou-se em discussão dialético-descritiva a partir de revisão bibliográfica realizada através de estudos pertinentes a temática proposta. Viu-se que houve um avanço significativo no que tange a proteção legal que se consolidou após a Constituição de 1988, mas esta não veio acompanhada da necessária realização de ações por parte do Estado para lhes dar efetividade. Concluiu-se, portanto, que para cumprir as normatividades constitucionais e a própria manutenção de um Estado Democrático de Direito, o direito a educação deve cumprir, qualitativa e quantitativamente as obrigações que dele decorrem, produzindo ações políticas e serviços educacionais adequados à sua efetividade.
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    TCC
    Leituras sobre afetividade na educação infantil da cidade de Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Medeiros, Aline de Almeida; Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; 0000-0002-6760-9668; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Abbiati, Andréia Silva; Silva, Eduardo Sebastião da
    O presente artigo tem por objetivo identificar como as professoras da Educação Infantil currais-novense compreendem a afetividade e como tem se dado esse processo ante o ensino remoto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos autores que discutem a teoria Walloniana, tais como: Almeida (2008), Mahoney (1993, 2007), Leite (2002), dentre outros. Onde buscou-se identificar aspectos que contribuem de forma significativa para a aprendizagem e para uma boa relação entre o professor e o aluno, com vistas às relações de afeto. No tocante à investigação empírica, foi utilizado um questionário com perguntas estruturadas, em razão de sua organização e fácil aplicação nesse momento pandêmico. A coleta de dados se deu por meio de questionários enviados para as professoras via Google Forms, seis professoras da Creche Municipal Margarida Cunha (Currais Novos – RN) participaram da pesquisa, todas atuam na Educação Infantil. Com base nas análises realizadas, por meio da aplicação dos questionários, foi possível perceber uma certa confusão sobre o real significado de afetividade, tendo em vista que algumas professoras que participaram da pesquisa baseiam-se apenas em conceitos do senso comum e não demonstraram base científica. Por outro lado, as professoras reconhecem o valor da afetividade, mesmo quando confundem com os conceitos de amor, carinho e respeito. Conclui-se que, apesar do distanciamento físico imposto pelo isolamento social durante a pandemia, as professoras buscaram se reinventar e desenvolver estratégias para se relacionarem afetivamente com os alunos.
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    Tese
    As práticas educativas do medo e os discursos sobre crimes de feminicídio na Paraíba: o caso Valdemarina Zominho e Maria Helena Freitas (1972-1996)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Silva, Eduardo Sebastião da; Lima Neto, Avelino Aldo de; https://orcid.org/0000-0003-4810-8742; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; Silva, Alômia Abrantes da; Rabay, Gloria de Lourdes Freire; Cipriano, Maria do Socorro; Nascimento, Regina Coelli Gomes
    Esta tese tem por objetivo analisar os discursos jurídicos e jornalísticos construídos sobre dois crimes de violência cometidos contra mulheres, a saber, Valdemarina Zominho, no ano de 1972 e Maria Helena Cruz de Freitas, no ano de 1986. Embora os assassinatos tenham ocorrido respectivamente nestes anos, o recorte temporal desta tese tem início no ano de 1972, por ser a data do primeiro caso, e finda no ano de 1996, data do último registro encontrado no Tribunal de Justiça da Paraíba sobre o caso Maria Helena. Espacialmente, tomei por recorte a geografia paraibana, não apenas pelo fato dos crimes terem acontecido nas cidades de Santa Rita e João Pessoa, mas pelo fato dos discursos produzidos e publicados nos jornais terem circulado pelas diversas cidades do estado. Embora os assassinatos de mulheres sejam à época considerados homicídios, trato-os neste texto como feminicídios, por um posicionamento político e de luta. Algumas categorias conceituais foram fundamentais para o entendimento do tema e escrita deste texto: feminicídio, a partir de Izabel Gomes (2018), definido como a violência cometida contra a mulher por sua condição de gênero, neste caso, em sua forma mais violenta, a morte; discurso em suas formas de regularidade, entendido por Michel Foucault (2010) como um possuidor de ordem, correlações, posições e funcionamentos, transformações ligadas e hierarquizadas; regime de verdade, pensado por Foucault (2009) como modelos de discursos produzidos e colocados em atividade como verdadeiros, em geral, elaborados por instituições como fruto de poder e amplamente difundidos por meio de instâncias ditas educativas. Defendo como argumento de tese a produção de dois movimentos educativos distintos: uma prática educativa do medo imposta às mulheres a partir dos discursos produzidos sobre os crimes de feminicídio; e a produção de movimentos de resistência aos discursos sobre esses crimes e contra a impunidade dos réus. Esses movimentos foram gestados a partir de uma cruel prática educativa que chamo de pedagogia do medo, uma forma de poder repleta de dispositivos capazes de adestrar corpos ao machismo hegemônico pactuado historicamente, e, por vezes, silenciosamente como um “acordo entre cavalheiros” que dirigem as instituições. Metodologicamente, utilizei a análise do discurso de ordem foucaultiana para problematizar como os enunciados discursivos foram construídos enquanto regimes de verdade capazes de educar, intimidar, punir e absolver os indivíduos que nesta história defendiam o pacto do machismo, bem como, foi possível perceber nas regularidades discursivas as formas de resistência. As fontes históricas coletadas e analisadas compuseram o arquivo, que segundo Michel Foucault (2010), é lei do que pode ser dito, o sistema que rege o aparecimento do enunciado enquanto acontecimentos singulares não escritos necessariamente numa linearidade, mas que se compõem uns aos outros em relações múltiplas. Portanto, neste arquivo, reuni notícias publicadas nos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba e Diário da Borborema, o processo crime do caso Valdemarina Zominho e outros enunciados produzidos em torno dos casos. Conclui-se que a pedagogia do medo funcionou como uma prática educativa capaz de adestrar corpos e mentes de mulheres de acordo com a lógica do machismo hegemônico, responsável por violentar aquelas que infringiram a regra, bem como, criou manifestações de luta e de resistência a esse regime de verdade por meio das técnicas de si.
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    TCC
    A violência sistêmica nas escolas e os impactos na atuação do profissional docente: uma análise dos cenários contemporâneos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-06) Lima Júnior, Tarcísio Bezerra; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Dias, Eulina Souto; http://lattes.cnpq.br/3027787614104758; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0002-3085-6462; http://lattes.cnpq.br/2205983193964793; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Dias, Eulina Souto; http://lattes.cnpq.br/3027787614104758; Silva, Eduardo Sebastião da; http://lattes.cnpq.br/8328007631314352; Rabêlo, Wagner de Araújo; ttp://lattes.cnpq.br/3918859110146778
    A pesquisa insere-se em um atual cenário sociocultural marcado pela insegurança e violência sistêmica em sociedade; desta maneira o estudo objetiva analisar os impactos dessa violência percebida nos espaços escolares e as suas implicações no desempenho do profissional docente, bem como estudar as consequências desse impacto nas organizações de ensino no que tange a rede pública de educação. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados com perguntas objetivas e subjetivas condutores desse estudo, em escolas municipais e estaduais localizadas na cidade Natal/RN. A metodologia adotada foi a pesquisa descritivo-bibliográfica, alinhada às técnicas de análise de discurso na perspectiva de Orlandi (2020) e Peucheux (1993) aplicada na tabulação e estudo dos resultados obtidos. Os resultados identificaram o perfil destes docentes e apontaram que a violência sistêmica sofrida por estes profissionais impacta grandemente no seu desempenho laboral, além de influenciar no desenvolvimento de síndromes e transtornos psíquico-comportamentais e ausências afetando, por conseguinte, no alcance de metas organizacionais. Comprova ainda que não existe rede de apoio institucional que proteja e/ou acolha efetivamente este profissional assediado e vítima da violência no âmbito do exercício de suas atividades e nem amparo in loco nestes espaços.
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