Navegando por Autor "Silva, Edyjancleide Rodrigues da"
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Dissertação Formulações diesel B10/butanol/etanol/metanol: equilíbrio de fases e ensaios em motor ciclo diesel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-29) Silva, Edyjancleide Rodrigues da; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Nascimento, Paula Fabiane Pinheiro do; http://lattes.cnpq.br/9568438570514870; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540; http://lattes.cnpq.br/8484784936986501; Barros Neto, Eduardo Lins de; Melo, Ricardo Paulo FonsecaDentre as principais fontes de energia utilizadas no Brasil, o óleo diesel destaca-se em função da sua ampla utilização no modal rodoviário, locomotivas e navios. Apesar da sua relevância para o setor de transportes no âmbito nacional, é inegável a contribuição deste para os desequilíbrios climáticos atualmente observados no mundo. Nesta perspectiva, ainda que seja desafiador conciliar o suprimento das necessidades energéticas globais com a preservação do meio ambiente, a capacidade de reduzir emissões indesejáveis transforma as misturas diesel/álcoois numa opção atrativa. Partindo dessa premissa, o presente estudo tem como objetivo geral desenvolver misturas diesel B10/butanol/metanol (DBM) e diesel B10/butanol/etanol (DBE) para uso em motores. As composições das formulações foram determinadas com base na construção de diagramas de equilíbrio na temperatura de 25 ± 2 °C. Visando encontrar um desenvolvimento matemático capaz de representar os dados experimentais, foram aplicados os modelos NRTL e UNIQUAC com o auxílio da ferramenta computacional TML, sendo este último o que gerou menor desvio quadrático médio (0,34%). As misturas preparadas foram submetidas aos ensaios de densidade (ASTM D4052 a 20, 25 e 40 °C), viscosidades cinemática e dinâmica (ASTM D7042 40°C), corrosividade ao cobre (ASTM D130 a 50 °C por 3 h), ponto de fluidez (ASTM D97), névoa (ASTM D2500), entupimento (ASTM D6371) e pressão de vapor (ASTM D6378), além de empregadas na construção de curvas de potência em um motor de ciclo diesel de acordo com as recomendações do código de ensaio de motores (ABNT – NBR ISO 1585). Em linhas gerais, todas as composições estudadas possuem características que atendem às especificações da ANP para uso rodoviário, embora a mistura com maior percentual de metanol tenha apresentado consumo horário e específico insatisfatórios durante a queima em um motor à diesel.TCC Pirólise de resíduo industrial de laminado de polietileno com barreira de alumínio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Santos, Gabriel Henrique de Oliveira; Braga, Renata Martins; https://orcid.org/0000-0002-6232-0945; http://lattes.cnpq.br/4603529162393328; Medeiros, Rodolfo Luiz Bezerra de Araújo; http://lattes.cnpq.br/7274621195761563; Silva, Edyjancleide Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8484784936986501A crescente produção de embalagens tem acentuado o problema da poluição plástica, emergindo como um obstáculo significativo para o desenvolvimento sustentável. Entre os diversos tipos de embalagens no mercado, os filmes laminados de polietileno (PE) e alumínio (Al) têm contribuído para avanços no acondicionamento de produtos, mas também representam uma ameaça ambiental. A pirólise surge como uma alternativa eficiente para a valorização de resíduos plásticos, buscando contornar o cenário em ascensão de crise energética. Neste trabalho, estudou-se a caracterização e a pirólise convencional e catalítica a 600ºC de resíduos de laminado de PE e Al, utilizando trióxido de tungstênio (WO3) suportado em cinza de casca de arroz. As análises revelaram alto teor de voláteis (82,464%), baixo teor de cinzas (17,528%) e de carbono fixo (0,008%) indicando um potencial significativo na produção de líquidos após a pirólise. A análise térmica do material evidenciou a degradação do plástico entre 444ºC e 492ºC, com um poder calorífico de 31,759 MJ/kg. A pirólise catalítica resultou no aumento da produção de hidrocarbonetos leves, majoritariamente alcenos, de 15 para 38%, como a gasolina, o diesel e o querosene. Em suma, o estudo apresentou um excelente potencial para a pirólise do resíduo de PE-Al na produção de combustíveis de alto valor agregado.TCC Produção de biodiesel a partir do óleo extraído da borra do café pela rota supercrítica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-10) Silva, Edyjancleide Rodrigues da; Oliveira, Humberto Neves Maia de; Guimarães, Kelvin Gama; Azevêdo, Saulo Henrique Gomes deCom o passar do tempo os agrupamentos humanos têm se tornado cada vez mais dependentes dos recursos energéticos. Associado a isso, a ameaça de esgotamento das fontes de combustíveis fósseis e os conflitos envolvendo o uso do petróleo completam o cenário ideal para a investigação de maneiras alternativas de se produzir energia. Na esfera nacional destaca-se a produção do biodiesel, biocombustível comumente acrescido ao diesel de petróleo que pode vir a ser produzido, dentre outras matérias-primas, a partir de materiais destinados ao descarte. Sabe-se que o bom desempenho de um combustível está diretamente relacionado com a qualidade dos insumos utilizados. Nesta perspectiva, este trabalho objetivou extrair o óleo da borra do café utilizando hexano como solvente em um extrator de óleos e gorduras, caracterizá-lo através dos ensaios de cromatografia gasosa, densidade, acidez, índice de saponificação, cinzas e umidade, além de submetê-lo à conversão em biodiesel utilizando etanol supercrítico em um reator tubular contínuo nas temperaturas de 240, 260, 280 e 320°C para verificar, por fim, quais os melhores rendimentos obtidos. O óleo apresentou características físico-químicas promissoras para este fim e um rendimento de 56,21% em ésteres foi alcançado na temperatura de 320°C.