Navegando por Autor "Silva, Eliane Souza da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A reflexão da própria pártica como estratégia para uma educação inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-05) Silva, Eliane Souza da; Cenci, Adriane; Adriane Cenci; Cenci, Adriane; Oliveira, Jacyene Melo de; Dantas, Priscila Ferreiro RamosEsta pesquisa foi desencadeada pelas angústias da pesquisadora-professora na busca de um trabalho pedagógico que promovesse a aprendizagem de seu aluno com autismo. O objetivo deste trabalho é apresentar tentativas de construção de práticas inclusivas nas propostas pedagógicas. Dessa forma serão indicados os caminhos percorridos desde o planejamento e implementação das ideias, até as reflexões daquilo que que possibilitou reconhecer os potenciais e limitações das práticas educacionais desenvolvidas. Metodologicamente configura-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, uma vez que analisa a própria prática planejada e implementada no contexto da sala de aula. As reflexões da prática vão referir-se a aprendizagem do aluno, a aprendizagem da professora-pesquisadora e a análise da própria prática desenvolvida. O trabalho não deve ser lido como guia para inclusão. As práticas desenvolvidas foram tentativas de fazer com que o aluno fosse incluído nas propostas de ensino da turma. Enquanto os avanços na aprendizagem dos conteúdos curriculares foi modesta, os avanços dele na interação com o coletivo foram significativas. A participação dele nas aulas junto aos pares possibilitou o reconhecimento de suas potencialidades de aprendizagem, tanto pelos colegas, pela família, como por mim, sua professora.