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Navegando por Autor "Silva, Eliza Mikaele Tavares da"

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    Artigo
    Bibliometric analysis of the literature on postural balance in children with Autism Spectrum Disorder
    (Revista Cefac, 2020) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Cordeiro, Erika Suenya Gomes; Silva, Eliza Mikaele Tavares da; Fernandes, Fernando Henrique; Alvarez, Carolina Daniel de Lima; Gazzola, Juliana Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Purpose: to identify the state-of-the-art research on postural balance in children with autism spectrum disorder (ASD) in both Brazilian and international literature. Methods: a bibliometric review, developed through bibliographical search in databases using the following descriptors: “postural balance” OR “vestibular diseases” OR “postural equilibrium” AND “autism”. The eligibility criteria for sample selection were articles published in Brazilian and international journals, in either English or Portuguese. There was no restriction regarding the year of publication. The selection was based on reading the title, abstract, and lastly the full text of the articles potentially relevant for this review. Results: 62 articles were found based on the eligibility criteria. The number of publications related to the study’s theme peaked in 2015 and 2016, the first publication being from 1974. There was a predominance of studies published in the USA (37%), in English, with a quantitative, cross-sectional approach. Most of the authors compared the performance in body balance tasks of children with ASD with that of children with typical development. Conclusion: it was observed that body balance and postural control in children with ASD are growing trends in scientific publications.
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    Artigo
    Diseases and symptoms associated with changes in postural balance in diabetics: an integrating literature review
    (Revista Cefac, 2019) Mantello, Erika Barioni; Silva, Eliza Mikaele Tavares da; Lima Filho, Bartolomeu Fagundes de; Sousa, André Gustavo Pires de; Diniz Junior, José; Gazzola, Juliana Maria; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474
    Objetivo: verificar doenças e sintomas associados às alterações do equilíbrio postural em indivíduos de meia-idade e idosos com Diabetes Mellitus tipo 2. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada a partir dos descritores: “Dizziness”, “Vertigo”, “Vestibular Diseases”, “Labyrinth Diseases”, “Diabetes Mellitus, Type 2” e seus correspondentes no português nas bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS, Web of Science e Scopus. Foram inseridos artigos observacionais com cauística constituida por indivíduos a partir de 40 anos, com alteração no equilíbrio postural e Diabetes Mellitus tipo 2, e que apresentassem pelo menos uma doença ou sintoma associado a esta alteração. Resultados: a busca resultou em 1209 artigos, porém somente cinco atenderam os critérios de elegibilidade. Os participantes dos estudos selecionados apresentaram hipertensão arterial sistêmica, índice de massa corporal elevado, neuropatia periférica, instabilidade postural ao andar em superfícies irregulares e no escuro, ao olhar para objetos em movimento, ao movimentar a cabeça rapidamente e ao mudar de postura, tropeços ao andar e quedas. Os artigos foram classificados como IIb e III, segundo os níveis de evidências da American Speech-Language Hearing Association. Conclusão: foram identificadas alterações cardiovasculares, neuropatia periférica, sintomas vestibulares, dificuldades em tarefas/movimentos em contextos desafiadores e quedas em indivíduos de meia-idade e idosos com Diabetes Mellitus tipo 2.
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    Dissertação
    Queixa de tontura, relações sociodemográficas, clínico-funcionais e psico-cognitivas em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2
    (2019-02-20) Silva, Eliza Mikaele Tavares da; Gazzola, Juliana Maria; Barreiro, Fátima Cristina Alves Branco; Lopes, Leonardo Wanderley
    Introdução: o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é responsável por perturbações no equilíbrio postural, como a tontura, uma vez que esse distúrbio pode alterar os sistemas sensoriais envolvidos na manutenção do equilíbrio postural. Objetivo: verificar associação da queixa de tontura com os dados sociodemográficos, clínico-funcionais e psicocognitivos em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2. Método: Trata-se de estudo do tipo transversal, descritivo de caráter analítico realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal/ RN. Participaram idosos com idade igual ou maior a 60 anos diagnosticados com DM2. Os idosos foram avaliados a partir de um inquérito multidimensional, contendo dados sociodemográficos, clínico-funcionais e psicocognitivos, além disso, utilizou-se os instrumentos: Mini-Mental State Exam (MMSE), Escala de Depressão Geriátrica Abreviada (GDS) e Timed Up and Go Test (TUGT) para rastreio de déficit cognitivo e sintomas depressivos e análise da mobilidade, respectivamente. Resultados: A amostra consistiu em 157 idosos, destes 45,22% apresentaram queixa de tontura. A queixa de tontura apresentou associação com as variáveis sexo, estado civil, escolaridade, autopercepção de saúde geral e visão, queixa de dor em membros inferiores, medo de quedas, tendência a quedas e sintomas psicocognitivos. Conclusão: Ressalta-se a associação da queixa de tontura com a autopercepção negativa de saúde geral e visão e com o estado civil sem vida conjugal.
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    Artigo
    Relação entre tontura e dificuldade de aprendizagem em escolares: uma revisão integrativa
    (Revista Cefac, 2019) Mantello, Erika Barioni; Silva, Eliza Mikaele Tavares da; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gazzola, Juliana Maria; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474
    Objetivo: verificar o nível de evidência científica da relação entre a tontura e a aprendizagem em crianças. Métodos: a pesquisa foi realizada a partir dos seguintes descritores: “dizziness”, “vertigo”, “child”, “learning”, “spelling”, “learning skills”, “academic skills”, “reading” e seus correspondentes em língua portuguesa entre as bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS e PsychINFO. Consideraram-se os seguintes critérios de seleção: ser um estudo observacional que apontasse a relação entre tontura e aprendizagem em crianças, estar entre o período de 2007 a 2017. Desses artigos, foram excluídos os estudos que não permitiam o acesso ao texto completo e com amostras de sujeitos portadores de alterações motoras, auditivas, cognitivas. Resultados: a busca resultou em 315 artigos. Após as etapas de seleção, três dos artigos atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos. Esses foram classificados com scores entre 2 e 3 de acordo com a Escala de Newcastle-Ottawa Modificada e como IIb segundo os níveis de evidências e indicadores de qualidade empregados pela American Speech-Language Hearing Association. Conclusão: verificou-se um baixo nível de evidência científica acerca da relação entre tontura e aprendizagem em crianças. Destaca-se a importância de metodologias bem definidas para a compreensão desta relação, propiciando o melhor delineamento preventivo, avaliativo e interventivo.
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