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Navegando por Autor "Silva, Emanuele da Rocha Venâncio"

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    TCC
    Ações afirmativas do Bahia e a percepção dos seus torcedores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Emanuele da Rocha Venâncio; Chacel, Marcela da Costa Cunha; http://lattes.cnpq.br/1252310737351015; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3B2BBBE686EF1E9BED8705B149C4B0DD#; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Tavares, Mônica Xavier; http://lattes.cnpq.br/2937406271794256
    O artigo analisa a construção da imagem do Esporte Clube Bahia junto aos seus torcedores através da adesão a ações afirmativas da marca. A pesquisa utiliza a metodologia de auditoria de imagem, com coleta qualitativa por meio de entrevistas de profundidade para avaliar a percepção dos torcedores. A fundamentação teórica se apoia em autores como Costa (1993), Malagrino (2011), Kotler (1993) e Da Matta (1982), articulando identidade de marca, imagem institucional e marketing esportivo ao papel do futebol como fenômeno social e cultural. A investigação evidencia que, desde a criação do Núcleo de Ações Afirmativas em 2018, o Bahia promove campanhas que valorizam e dão voz a minorias sociais, reforçando sua identidade como clube democrático e popular. Através das entrevistas, os torcedores mostram que, embora o posicionamento social do clube não seja o fator determinante para a decisão de torcer pelo time, ele fortalece significativamente a relação afetiva, gerando orgulho, pertencimento e fidelização entre os torcedores. Assim, percebe-se que a gestão da imagem do Bahia, orientada por princípios de inclusão e representatividade, influencia positivamente na recepção da marca e na consolidação de sua base de torcedores.
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