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Navegando por Autor "Silva, Emilly Lorrane Domingos da"

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    Artigo
    Educação popular em saúde voltada para o público infantil: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Pereira, Ayrlla Vytória; Silva, Emilly Lorrane Domingos da; Gomes, Augleynne Kaynnara Pereira
    A educação popular em saúde, idealizada pelo educador Paulo Freire, consiste em um formato de troca de experiências de caráter horizontal entre o educador e o educando, na qual todos os envolvidos têm uma participação ativa neste processo. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de alunas, frente a uma ação de extensão com alunos do ensino fundamental II da rede pública de ensino em Santa Cruz/RN. A ação ocorreu no dia 2 de dezembro de 2019, sendo abordado os assuntos de higiene pessoal e alimentação saudável de forma lúdica, buscando o melhor entendimento e participação por parte das crianças. Tal atividade contribuiu para a consolidação das discussões prévias, sendo de grande valia para o crescimento pessoal e acadêmico das discentes envolvidas
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    TCC
    Percepção dos profissionais de enfermagem sobre os impactos dos métodos não farmacológicos no manejo da dor neonatal na Unidade de Terapia Intensiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Silva, Emilly Lorrane Domingos da; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Abreu, Natasha Ribas de Figueiredo Ortiz; https://orcid.org/0000-0002-2110-8921; http://lattes.cnpq.br/5246612899569367; https://orcid.org/0000-0002-2442-9499; http://lattes.cnpq.br/4000378013446633; https://orcid.org/0000-0003-0833-8658; http://lattes.cnpq.br/9594132569736230; Dantas, Bruno Araújo da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7442-0695; http://lattes.cnpq.br/8885053812468123; Costa, Izabelle Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-0420-8645; http://lattes.cnpq.br/0302591305237895
    Durante o período de hospitalização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal os recém-nascidos são submetidos diariamente a diversas intervenções, que podem ser dolorosas, aumentando o estresse dos neonatos. Para o manejo da dor neonatal existem diversas práticas que atenuam esse desconforto. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo conhecer os impactos dos métodos não farmacológicos para o alívio da dor neonatal na Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. O cenário de estudo foi a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de um Hospital Universitário, onde foram realizadas entrevistas com perguntas semi-estruturadas, tendo como amostra 15 profissionais da equipe de Enfermagem que atuam na assistência direta aos recém-nascidos. Os profissionais se baseiam em indicadores fisiológicos e comportamentais para percepção da dor neonatal. A partir disso diversos métodos não farmacológicos são utilizados, porém a glicose a 25% e a sucção não nutritiva estão presentes em maior frequência. O manejo da dor possui impacto a curto e longo prazo, contribuindo para a diminuição do tempo de internação do neonato e reduzindo os efeitos negativos da dor sobre o cérebro prematuro.
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