Navegando por Autor "Silva, Fábio Tavares da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará(2018-08-31) Silva, Fábio Tavares da; Tavares, Rogerio Júnior Correia; ; ; Corso, Aline; ; Pfutzenreuter, Edson do Prado; ; Andruchak, Marcos Alberto;Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.