Navegando por Autor "Silva, Flávia Janielly Rodrigues Medino da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Entre ficção e realidade: a distopia como ferramenta para desenvolver a leitura e o senso crítico dos alunos no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Flávia Janielly Rodrigues Medino da; Gonçalves, Marta Aparecida GarciaO presente trabalho investiga o impacto da literatura distópica como ferramenta pedagógica no contexto escolar para o desenvolvimento do hábito de leitura e senso crítico. A partir do método da pesquisa-ação, realizamos um projeto literário, aplicado em uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de explorar como as obras desse gênero podem despertar o interesse pela leitura nos jovens estudantes, observando-se como as características da distopia, como a opressão, desigualdade e resistência, podem estimular reflexões críticas sobre questões históricas e sociais, explicitando um diálogo entre a ficção e a realidade. O estudo também discute a contraposição entre o ensino da literatura “tradicional”, com foco na periodização, e uma abordagem que prioriza o diálogo. Para isso, os alunos conheceram a saga Jogos Vorazes, de Suzanne Collins e principalmente, A revolução dos bichos, de George Orwell, obra objeto de nosso estudo. Para tal, utilizamos os princípios teóricos sobre a questão da utopia/distopia de Chauí (2012), More (2009), Russell (2007, 2001), Sousa (2016), Azevedo (2015), e Candido (1989), Freire (1981), Yunes (1995), Cosson (2024), para o que refere ensino de literatura na contemporaneidade, entre outros. A partir dos resultados obtidos por meio da observação comportamental dos alunos durante o processo e aplicação de um questionário, foi possível concluir que o gênero impacta positivamente, estimulando a leitura e a criticidade dos alunos.