Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Flávia Janielly Rodrigues Medino da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Entre ficção e realidade: a distopia como ferramenta para desenvolver a leitura e o senso crítico dos alunos no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Flávia Janielly Rodrigues Medino da; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
    O presente trabalho investiga o impacto da literatura distópica como ferramenta pedagógica no contexto escolar para o desenvolvimento do hábito de leitura e senso crítico. A partir do método da pesquisa-ação, realizamos um projeto literário, aplicado em uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o objetivo de explorar como as obras desse gênero podem despertar o interesse pela leitura nos jovens estudantes, observando-se como as características da distopia, como a opressão, desigualdade e resistência, podem estimular reflexões críticas sobre questões históricas e sociais, explicitando um diálogo entre a ficção e a realidade. O estudo também discute a contraposição entre o ensino da literatura “tradicional”, com foco na periodização, e uma abordagem que prioriza o diálogo. Para isso, os alunos conheceram a saga Jogos Vorazes, de Suzanne Collins e principalmente, A revolução dos bichos, de George Orwell, obra objeto de nosso estudo. Para tal, utilizamos os princípios teóricos sobre a questão da utopia/distopia de Chauí (2012), More (2009), Russell (2007, 2001), Sousa (2016), Azevedo (2015), e Candido (1989), Freire (1981), Yunes (1995), Cosson (2024), para o que refere ensino de literatura na contemporaneidade, entre outros. A partir dos resultados obtidos por meio da observação comportamental dos alunos durante o processo e aplicação de um questionário, foi possível concluir que o gênero impacta positivamente, estimulando a leitura e a criticidade dos alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM