Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Francisca Eliane Justino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A relevância da educação de jovens e adultos na licenciatura em língua espanhola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Francisca Eliane Justino; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Santos, Guilherme Mendes Tomaz; https://orcid.org/0000-0001-9086-669X; http://lattes.cnpq.br/1594838390650861
    É notável a importância de compreender as questões históricas e sociais que afetam os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que seja possível proporcionar um ensino digno, voltado para as reais demandas desse público. Público esse que nós como futuros professores de espanhol vamos encontrar devido a realidade dele estar dentro da faixa etária de alunos que encontramos na medida que licenciamos em cursinhos, em universidades e no próprio âmbito escolar público. Levando em consideração esse fator, a oportunidade que o docente tem de encontrar na graduação com esse aluno é dentro das turmas da EJA. A questão da investigação aqui é: Os futuros professores em graduação em língua espanhola da UFRN-FELCS estão preparados para ensinar a partir da estrutura curricular atual a modalidade EJA? O objetivo geral é investigar a percepção do aluno de licenciatura em língua espanhola da UFRN-FELCS sobre o ensino na EJA, buscando conhecer os interesses desses e a formação desses profissionais. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Freire (2022), Rosado (2013), Silva (2023), Grando (2015) e Lima (2011) e entre outros. Para nosso trabalho que é de natureza qualitativa utilizamos como instrumento um questionário. Coletamos e identificamos as percepções dos alunos de licenciatura em língua espanhola que concluíram todos os estágios do curso. Os resultados da investigação sinalizam que mesmo ao terminar o curso de Licenciatura em Língua Espanhola, os futuros professores ainda não conhecem bem as características da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, eles têm interesse em trabalhar nessa área. A pesquisa aponta que tanto a EJA quanto o curso de Letras em Língua Espanhola são pouco reconhecidos no ambiente educacional. Mostra ainda que, apesar do interesse dos futuros professores em atuar na EJA, eles se sentem inseguros devido à falta de contato durante a formação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM