Navegando por Autor "Silva, Francisca Pinheiro da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O brincar na Educação Infantil: processo significativo no desenvolvimento da aprendizagem da criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-03) Silva, Francisca Pinheiro da; Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo; Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo; Brito, Jaécia Bezerra de; Santos, Luiz Antônio da Silva dosEste artigo discute o brincar na educação infantil enfocando o lúdico como meio eficaz na aquisição do conhecimento, de modo facilitador. Para tanto, buscamos responder à problemática: por que o brincar é visto, em muitas unidades escolares, como mecanismo de passa tempo, sem significados satisfatórios no processo de aprendizagem da criança? Assim, traçamos como objetivo a compreensão da importância do brincar enquanto fator facilitador no processo de aprendizagem significativa. Para tal discussão recorremos a autores como Piaget (1998), Vygotsky (2007), Wajskop (2005), Friedmann (2011), entre outros. A metodologia foi à pesquisa qualitativa, bibliográfica e empírica. Com base nessa estratégia de estudo é que comprovamos o quão necessário é a ludicidade em sala de aula assim como o brincar, que favorece, sim, a aprendizagem sistematizada.