Navegando por Autor "Silva, Francisco Ewerton Aleixo da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC As Helenas de Manoel Carlos: uma leitura sobre o personagem de Taís Araújo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Silva, Francisco Ewerton Aleixo da; Aires, Janaine Sibelle Freires; Andrade, Alice Oliveira de; Rodrigues, Denise Carvalho dos SantosO presente trabalho aborda e reflete sobre o racismo estrutural presente nas obras do autor de novelas Manoel Carlos, baseando-se na telenovela Viver A Vida (2009) que teve a atriz Taís Araújo como a primeira protagonista negra a interpretar um papel dessa magnitude na faixa do horário nobre da Rede Globo. Teremos como principal base a cena do capítulo 55, quando Helena, uma mulher negra, ajoelhada, leva um tapa no rosto de Tereza (Lília Cabral), uma mulher branca, em plena semana do Dia da Consciência Negra, indicando a naturalização do racismo estrutural que sempre esteve presente no Brasil e como esse panorama repercutiu no país, trazendo às pessoas a necessidade de mudança e do fim do preconceito racial na televisão.TCC Relatório técnico de produção filme-ensaio: O monstrólogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Paulino Neto, José Fernando; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Rocha Filho, Ruy Alkmim; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Silva, Francisco Ewerton Aleixo da; http://lattes.cnpq.br/9261522702630245O Monstrólogo é um filme-ensaio que busca homenagear o cineasta brasileiro de terror Rodrigo Aragão através de uma análise pessoal, poética e reflexiva da minha relação com o seu cinema e das principais características que constituem os longas-metragens, fundamentado no diálogo estabelecido através de uma entrevista com o homenageado. Neste relatório técnico, será possível acompanhar todo o processo de idealização e construção que permitiram o projeto ser viabilizado.Dissertação Vai na Fé: um estudo sobre o aumento das relações inter-raciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Silva, Francisco Ewerton Aleixo da; Pavan, Maria Ângela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; https://orcid.org/0000-0003-0885-4775; http://lattes.cnpq.br/9261522702630245; Andrade, Alice Oliveira de; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Rodrigues, Denise Carvalho dos SantosA telenovela brasileira é um dos produtos audiovisuais de maior importância ao Brasil. Através das suas narrativas e tramas, a teledramaturgia nacional é vista por milhões de pessoas. Contudo, sabe-se que poucas oportunidades foram dadas à classe artística negra para que eles conseguissem posições de destaque nessas obras. A situação se torna ainda mais delicada quando se é interpelado onde estão os romances desses personagens. Eles têm direito ao amor? Dito isso, o objetivo deste trabalho é analisar os casais inter-raciais da telenovela Vai na Fé, novela de Rosane Svartman, exibida em 2023 pela Rede Globo, às 19h. O intuito desta pesquisa é destacar a quantidade expressiva desses pares românticos ao longo da sua exibição, que foi um total de onze. O tom popularesco da trama trouxe ao centro do protagonismo personagens negros que muitas vezes foram marginalizados e invisibilizados em outras obras. Ainda assim, a maior parte do elenco negro de Vai na Fé pertencia ao núcleo pobre da telenovela, o que reforça o estereótipo já bastante visto. A hipótese levantada por esse estudo é que o aumento da construção das relações inter-raciais em Vai na Fé tentou romper com a invisibilidade da classe artística negra na teledramaturgia brasileira, ainda que tenha reverberdo a estereotipagem do preto pobre. Para a compressão do tema abordado nesse trabalho, utilizaremos Lopes (2003, 2009, 2019) e Hamburger (2005, 2011) que trazem estudos acerca da história da telenovela brasileira. Para entender o negro na telenovela, abordaremos Araújo (2000, 2019, 2006, 2008) e Sodré (1999). Para compreendermos as invisibilidades, representação, interseccionalidade, a violência vivido pelo povo preto e racismo estrutural traremos Nascimento (1978), Gonzalez (2020), Almeida (2019), Hall (2016) e Akotirene (2019). Traçamos como metodologia a análise crítica da narrativa de Luiz Gonzaga Motta (2013) e a análise de imagem em movimento de Diana Rose (2002), do modo qualitativo.