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Navegando por Autor "Silva, Gabriella Islany Peixoto da"

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    TCC
    Classe Hospitalar: o atendimento pedagógico sob a ótica da família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Gabriella Islany Peixoto da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Rodrigues, Senadaht Barbosa Baracho
    Juntamente com a família, a escola possui um papel crucial quanto ao processo de desenvolvimento cognitivo e na formação da identidade pessoal da criança. Entretanto, em alguns casos de situação de adoecimento da criança que requer o internamento essa fica impossibilitada de frequentar o espaço escolar regular e por isso faz-se necessário a manutenção de atividades que resgatem a rotina de sua vida anterior à doença, de forma a contribuir para que ela dê continuidade a seu processo de escolarização. Baseado nesse entendimento, de que o atendimento pedagógico deve atender as necessidades dessas crianças de forma integral, esse estudo tem como objetivo compreender qual a ótica da família e/ou acompanhantes em relação ao atendimento pedagógico que ocorre nas classes hospitalares. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa a ser realizada com pais e acompanhantes da associação HATMO (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte). Essa associação é construída por pacientes, familiares e profissionais voluntários; não possui fins lucrativos e apoia pacientes encaminhados para transplante de medula óssea, desenvolve ações de humanização do tratamento médico e agencia redes de voluntariado e solidariedade no estado do Rio Grande do Norte. Participaram do estudo quatro famílias de crianças ou adolescentes que se encontravam (ou encontram) na referida instituição e que estavam em faixa estaria escolar obrigatória. Os dados foram coletados durante o período de agosto a setembro de 2018, por meio da técnica do questionário e da entrevista semiestruturada com o sistema de gravação de áudio. Foram feitos levantamentos teóricos de estudos de autores da área tais como Fonseca (2011), Fonseca (1999), Fonseca (2003) Fonseca e Ceccim (1999), Ceccim e Carvalho (1997), Matos e Mugiatti (2006), bem como dos documentos oficiais como Brasil (1994), Brasil (2001), Brasil (2002). Os dados foram analisados tomando como base os critérios da análise temática de conteúdo proposta por Minayo (2007), fundamentada à luz do referencial teórico-metodológico que foi adotado. Espera-se, com esta pesquisa, fomentar discussões acerca da importância do atendimento pedagógico das classes hospitalares como uma estratégia de cuidado integral à crianças e adolescentes, que por meio da educação possibilita-os ressignificar suas vidas e de seus familiares e o espaço hospitalar no qual se encontram.
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