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Navegando por Autor "Silva, Geneyse Grazielle Cruz Monteiro da"

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    Dissertação
    Desenvolvimento de novos materiais a base de zeólita, mordenita e hidróxidos duplos lamelares para adsorção de CO2
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-01) Silva, Geneyse Grazielle Cruz Monteiro da; Pergher, Sibele Berenice Castella; http://lattes.cnpq.br/5249001430287414; http://lattes.cnpq.br/3965793229969775; Nascimento, Rubens Maribondo do; https://orcid.org/0000-0001-9094-0044; http://lattes.cnpq.br/8671649752936793; Bieseki, Lindiane; Penha, Fábio Garcia
    A pesquisa e o desenvolvimento de novos materiais são fundamentais para enfrentar os desafios tecnológicos e ambientais contemporâneos. Nesta dissertação, foi explorado o desenvolvimento de novos materiais baseados em zeólita, mordenita e Hidróxidos Duplos Lamelares (HDL). Estes materiais são reconhecidos por suas propriedades únicas e potencialidades em diversas aplicações, desde catálise até armazenamento de íons. Utilizando uma abordagem multidisciplinar, foram investigados métodos de síntese, caracterização e aplicações potenciais desses materiais. A síntese foi realizada empregando metodologias usadas em estudos anteriores. A caracterização abrangeu uma ampla gama de técnicas analíticas, incluindo microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX), análise termogravimétrica (TGA) e tamanho de partícula (PSD). Os resultados obtidos a partir das técnicas de caracterização revelaram materiais com estruturas bem definidas, morfologias controladas e propriedades específicas, demonstrando seu potencial em diversas aplicações tecnológicas. Em relação à análise de adsorção de CO2 os materiais demonstraram potencial para aplicação na área. Esta dissertação contribui para o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de materiais, oferecendo novas perspectivas para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis.
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    TCC
    Remoção de enxofre de óleo diesel utilizando extração por microemulsão e oxidação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-26) Silva, Geneyse Grazielle Cruz Monteiro da; Dantas, Tereza; Oliveira, Katherine; Dantas, Tereza; Oliveira, Katherine; Bezerril, Rayana
    O diesel trata-se de um hidrocarboneto de origem fóssil no qual possui, em pequenas proporções, contaminantes, como enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais. Há uma preocupação mundial com os problemas causados pela emissão de gases pela queima desses contaminantes, pois eles contribuem para o efeito estufa e são danosos ao meio ambiente. Os métodos convencionais de remoção de enxofre de combustíveis são bastante onerosos, tem um alto gasto energético e possuem gargalos tecnológicos como o uso de catalisadores mais eficientes. Este trabalho objetiva desenvolver novas alterativas para a dessulfurização do óleo diesel comercial com a técnica de extração líquido-líquido por microemulsão, que se trata de uma técnica com baixo gasto energético, à temperatura e pressão ambiente. Foi estudado também o efeito de uma prévia oxidação com peróxido de hidrogênio, a fim de otimizar o processo de extração. De início foram estudados diagramas peseudoternários baseados no equilíbrio de Winsor para escolha dos pontos que seriam utilizados na extração e a fase aquosa foi variada para estudo da concentração de sal. Foram realizados dois planejamentos experimentais 2², em nível de confiança de 95%. Para extração, foram utilizadas como variáveis as concentrações de CaCl2 (20 e 1500 ppm) e concentração de enxofre (300 e 1100 ppm). Para a extração com prévia oxidação, os fatores foram o tempo, 24 e 72h, e o volume de H2O2, que variou entre 2 e 10 mL, foi utilizado o diesel S1100 e a microemulsão com CaCl2 20 ppm. O melhor resultado obtido foi na extração com o uso do diesel com 300 ppm de enxofre e com microemulsão com CaCl2 1500 ppm: 27,18 % de remoção de enxofre. A oxidação prévia foi satisfatória quando comparada ao percentual de remoção da extração isolada, utilizando a mesma microemulsão (µ1) e o mesmo diesel (S1100). Para extração, utilizando o ensaio em duplicata foram obtidos os percentuais de remoção de 8,66% e 8,27%, nas mesmas condições, utilizando 24h de agitação e o volume de H2O2 de 10mL para oxidação, o resultado foi de 16,94% de remoção de enxofre do diesel, dobrando o percentual de remoção. A realização desse estudo permite concluir que a extração líquido-líquido via microemulsão é uma técnica promissora para aplicação na dessulfurização de combustíveis, podendo ser uma alternativa viável quando acoplada a outras técnicas, para que se obtenha combustíveis que atendam às especificações.
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