Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Gilberlândio Nunes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de química orgânica de alguns cursos da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-27) Silva, Gilberlândio Nunes da; Maciel, Maria Aparecida Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5360188002708095; ; http://lattes.cnpq.br/2641328839179472; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Oliveira, Otom Anselmo de; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; Pinto, ângelo da Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/0061106995455595
    O enfoque deste trabalho está vinculado ao ensino de química, com abordagem específica para disciplinas de Química Orgânica ministradas nos cursos presenciais de graduação em Engenharia Química, Farmácia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com duração de dois anos consecutivos, objetivando-se a avaliação do processo ensino e aprendizado referente aos conceitos químicos básicos que dão suporte ao entendimento da química orgânica. A proposta de ensino vinculada aos conteúdos teóricos dessas disciplinas valorizou o processo de construção do conhecimento, que sinaliza para a necessidade de comprometimento educacional no processo ensino e aprendizado. Neste estudo, diversas ferramentas didáticas foram aplicadas, dentre elas, destaca-se leituras complementares de artigos científicos que abordam assuntos pontuais ou correlatos aos conhecimentos básicas de química orgânica. A proposta para o instrumento de coleta de dados consistiu em avaliar o desempenho e aprendizado dos alunos. De acordo com os resultados obtidos foi possível comprovar que os índices satisfatórios de aprovação nas turmas avaliadas, demonstram o comprometimento do aluno diante da metodologia aplicada, que de forma transversal contribui para a formação profissional e o amadurecimento intelectual do estudante
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM