Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Gilmara Barbosa de Melo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Desenvolvimento de um curso mediado por tecnologia na atenção de Enfermagem a pacientes submetidos ao transplante hepático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-10) Silva, Gilmara Barbosa de Melo; Arrais, Ricardo Fernando; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; ; http://lattes.cnpq.br/8440147955869198; ; http://lattes.cnpq.br/6932015032307982; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Maia, Jussara Melo de Cerqueira; ; http://lattes.cnpq.br/5909401005847640; Nascimento, Jaqueline Dias do; ; http://lattes.cnpq.br/4478360633257529
    Estado da arte: O transplante hepático é um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna. Sendo assim, seu sucesso depende sobretudo de uma completa infraestrutura hospitalar, e de uma equipe multiprofissional treinada. A educação mediada por tecnologia torna-se aliada no desenvolvimento da capacitação e qualidade dos serviços. Problema: Como a produção de cursos mediados por tecnologias pode atuar na capacitação dos profissionais e no desenvolvimento de qualidade nas etapas do transplante hepático? Objetivo: Desenvolver um curso mediado por tecnologia na atenção de enfermagem a pacientes submetidos ao transplante hepático. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação. O local de pesquisa foi, como passo inicial, a realização da coleta de dados em serviço de referência terciária, o Hospital Universitário no estado do Paraná por meio de entrevista no setor especializado, para dar subsídios para a elaboração do módulo educacional. Resultados e discussão: Foi desenvolvido um curso autoinstrucional para a plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo educacional tem duração de 30h, dividido em quatro unidades distintas. Cada unidade contendo de duas a quatro aulas, com conteúdo atualizado abrangendo os cuidados relacionados a pacientes submetidos ao transplante hepático com foco no pré e no pós-operatório, na alta hospitalar e no acompanhamento ambulatorial. O curso tem como público-alvo todo profissional de saúde, de nível médio ou superior, em especial a equipe de enfermagem. Conclusão: O módulo educacional, Atenção de enfermagem em pacientes submetidos ao transplante hepático objetiva atualizar os profissionais quanto ao manejo do paciente dentro do contexto hospitalar, bem como orientar a construção de um vínculo construtivo adequado para alta e acompanhamento ambulatorial, domiciliar e divulgar saberes por meio da sua disponibilização na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM