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Navegando por Autor "Silva, Gilson Gomes da"

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    TCC
    A adoção de práticas de Tecnologia de Informação (TI) Verde: um estudo com as indústrias de Caicó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Medeiros, Douglas Magno Santos; Silva, Gilson Gomes da; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Bezerra, Tiago dos Santos
    O trabalho a seguir dispõe-se a identificar as indústrias da cidade de Caicó – RN que possuem práticas de tecnologia da informação verde implantadas. Inicialmente há uma explicação do que é tecnologia da informação (TI), TI Verde que é um ramo da TI responsável por desenvolver equipamentos, dentre outros processos para não agredir o meio ambiente, os objetivos que o trabalho pretende atingir. Realizado a revisão da literatura que se aprofunda no tema TI Verde, detalhando afundo os principais ramos da TI Verde. Como principal instrumento de pesquisa uma entrevista que foi aplicada presencialmente com os gestores das indústrias. Os resultados obtidos são demonstrados em gráficos ao qual foram gerados nove gráficos que demonstram que os gestores na maioria dos casos não conhecem a TI Verde, mas de alguma forma ou de outra acabam aplicando as práticas nas suas indústrias. Conclui-se então que o trabalho serviu para identificar se as indústrias de Caicó – RN utilizavam algum tipo de prática de TI Verde: práticas de conscientização, datacenter verde, descarte e reciclagem, fontes alternativas de energia, hardware, impressão e software, o que nos mostrou que a maioria utiliza ao menos uma prática descrita nos ramos da TI Verde, portanto trabalhos futuros sobre esse tema podem ser feitos, aprofundando – se em um ramo, ou aplicando uma ou mais das práticas de TI Verde em um estudo de caso com alguma indústria ou empresa da região.
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    TCC
    Análise da implantação de computação em nuvem: estudo de caso na alfa informatica.net – Currais Novos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Medeiros, Monnalisa Christina P. de; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Silva, Gilson Gomes da; Medeiros, João Paulo de Souza
    Computação em nuvens é considerada o novo modelo computacional de armazenamento e processamento de informações. Gradativamente empresas passam a investir nessa nova tecnologia, buscando melhorar seus serviços e sua forma de operar. Embora já existam várias pesquisas sobre o tema da computação em nuvem, os estudos e a análise sobre os fatores de implantação da nuvem em empresas de pequeno porte no Rio Grande do Norte são escassos. O presente estudo tem como objetivo a análise das soluções de provedores de nuvem disponíveis no mercado, assim como a análise dos fatores de risco e benefícios apresentados pela tecnologia, estabelecendo uma relação entre os fatores apontados pela empresa estudada e os elementos assinalados na literatura. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista, na empresa Alfa Informática .NET, bem como de pesquisas bibliográficas. A pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso de caráter exploratório, sendo a análise do tipo qualitativa. Os resultados do estudo mostram que os fatores mais importantes para a Alfa implantar ou não a nuvem são: aceitação dos clientes, Fornecimento de infraestrutura e armazenamento dos dados por terceiros, escalabilidade da nuvem, disponibilidade, acesso a rede, segurança dos dados trafegando pela rede, custo, suporte aos servidores, tempo de implantação do serviço. A partir desses resultados e da análise feita sobre os provedores de nuvem e de Internet, a Alfa e as empresas da região poderão ter uma compreensão maior dos desafios para adoção da nuvem, e assim comparar as vantagens e desvantagem de se adotar a nuvem.
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    Artigo
    Aprendizagem baseada em projetos: revisão descritiva da literatura na perspectiva da gestão de projetos
    (Contribuciones A Las Ciencias Sociales, 2023-08-29) Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Dantas, Aline Soares; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; https://orcid.org/0000-0002-7879-7828; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350
    Este estudo tem o objetivo de explorar o tema Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) por meio de uma revisão descritiva da literatura, na qual são analisadas pesquisas, na perspectiva da Gestão de Projetos. Ele foi realizado no primeiro semestre de 2018 em pesquisas a bancos de dados computadorizados (Web of Science™ e Scopus). De acordo com critérios de busca relatados no texto e com a aplicação do protocolo PRISMA, obteve-se um resultado de 12 artigos científicos, para os quais se realizou análise bibliométrica e qualitativa de conteúdo. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se os efeitos positivos na adoção de ABPj, incluindo ampliação de motivação, ambiente favorável aos trabalhos em equipe e desenvolvimento de competências organizacionais. O trabalho finaliza propondo um framework para pesquisas que objetivem estudar as contribuições recíprocas entre as áreas de Gestão de Projetos e ABPj
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    TCC
    Avaliação de sistemas de controle de estoque para pequenas empresas estudo de caso numa pequena loja de conveniência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-20) Lima, José Airton Pereira de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Fernandes, Leandro Trigueiro; Silva, Gilson Gomes da
    O objetivo do estudo é de escolher um sistema ERP que auxilie uma Empresa a administrar seu estoque. Para que o sistema seja escolhido, o software tem que se adequar a realidade da empresa, que é a de que o sistema tem que ser barato, pois, a conveniência não possui elevadas quantias de recursos financeiros, o software tem que ser intuitivo, já que, a gestora não tem detém de grandes conhecimentos na área e tem que possibilitar a eficiente gestão do controle que estoque. Para que o estudo corretamente avalie os diferentes sistemas de ERP foi elaborada uma matriz de ponderação de possibilitou a escolha do melhor software. A implantação do sistema será colocada aos poucos, já que, a gestão da empresa não tem recursos financeiros para contratar uma equipe de consultoria, e a empresa não possui conhecimento sobre o assunto, dessa razão o ERP será implantado por módulos. O módulo a ser implantado é o de controle de estoque e vendas para uma gestão eficiente do negócio.
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    TCC
    Balanced Scorecard em uma pequena empresa no setor de joalheria e ourivesaria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-20) Soares, Carlos Eduardo de Carvalho; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Fernandes, Leandro Trigueiro; Silva, Gilson Gomes da
    O presente estudo foi realizado em uma pequena empresa do setor de joalheria e ourivesaria na cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, tendo como objetivo a elaboração do Balanced Scorecard como ferramenta de gerenciamento estratégico para uma pequena empresa, passando pela definição do projeto, elaboração da estratégia, desenho do Balanced Scorecard e plano de implementação. A pesquisa tratou-se de um estudo de caso, tendo sido colhidos dados através de uma entrevista estruturada e observação participante, a fim de obter uma maior familiaridade com o contexto da organização. Os resultados mostram que é possível que Balanced Scorecard seja aplicado nas micro e pequenas empresas a partir de propostas de implantação voltadas para as especificidades dessas organizações.
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    Tese
    Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-25) Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Silva, Gilson Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Costa, Lucia de Fátima Lúcio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/0935180181453271; Silva, Rafael Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636
    O interesse de teóricos e praticantes pelas Lições aprendidas em Projetos tem crescido nos últimos anos, uma vez que elas são uma forma de potencializar os acertos e evitar a repetição de erros no mesmo projeto ou em projetos futuros. Diante dessa importância crescente, tornase relevante entender as possíveis barreiras ao seu uso. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo “Compreender como os Gerentes de Projetos Públicos percebem as barreiras comportamentais ao uso das Lições aprendidas”. Este estudo adota uma abordagem predominantemente qualitativa, embora tenham sido incorporadas algumas análises quantitativas como forma de melhor compreender o fenômeno. Para composição do referencial teórico foram realizadas Revisões Sistemáticas da Literatura, que comprovaram a lacuna e relevância do estudo; oportunizaram conhecer avanços no tema; e, aprofundar na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que foi a lente teórica identificada como adequada para investigar esse fenômeno e elaborar o modelo de pesquisa com 04 hipóteses. Para testar as hipóteses foram realizadas 02 pesquisas de campo com 15 Gerentes de Projetos Públicos, escolhidos por amostragem de especialistas. A primeira pesquisa de campo foi realizada, de 09/12/2020 a 29/01/2021, por meio de entrevistas. Com o corpus textual obtido a partir das transcrições das entrevistas foi possível realizar análise lexical no software IRAMUTEQ. A segunda coleta ocorreu por meio de preenchimento de questionário online, de 28/04 a 03/05/2021, e os seus resultados ajudaram a compreender o fenômeno. Dentre os resultados mais relevantes se destaca a comprovação da importância das barreiras comportamentais ao uso de Lições aprendidas, confirmando as hipóteses. Este estudo disponibiliza contribuições teóricas e gerenciais, o que o torna um insumo importante para pesquisas futuras no tema e como forma de auxiliar no planejamento de capacitações e políticas de gestão de pessoas para o serviço público.
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    TCC
    Desafios para implantação de business intelligence em uma distribuidora farmacêutica do interior potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-18) Dantas, Hyago Brendoll Bezerra; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Rabelo, Humberto; http://lattes.cnpq.br/4563502602959752; Amorim, Mateus Gomes; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    Este estudo abordou os desafios culturais e tecnológicos na implantação de business intelligence em uma distribuidora farmacêutica em Caicó, uma cidade no interior do estado Rio Grande do Norte. Para esse estudo de caso, além da observação direta do participante, em relação a infraestrutura tecnológica, foi aplicado um questionário baseado em um modelo de maturidade da cultura de dados e uma avaliação para classificar a maturidade analítica da empresa. Para isso, os participantes da pesquisa foram divididos em grupos, onde as percepções mais positivas, foram dos grupos compras e televendas, enquanto os representantes comerciais autônomos apresentaram visão mais crítica, devido aos desafios externos na busca e descoberta de dados. A avaliação da maturidade analítica classificou a distribuidora estudada no estágio denominado de “Estabelecido”, sendo este o terceiro estágio de um total de cinco. Nesse estágio considera-se que os setores de tecnologia e negócios já cooperam entre si e fazem uso de relatórios e dashboards para a análise de dados. Considerando o contexto real deste trabalho, ele contribuiu academicamente na compreensão dos desafios específicos da implantação de business intelligence e reforçou a aplicação de modelos de maturidade analítica e de cultura de dados, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e aprimoramentos. No campo prático, o estudo ofereceu um diagnóstico à empresa estudada, identificando os desafios prioritários para tal implantação, a partir dos pontos de melhoria. Concluiu-se que os principais desafios da cultura de dados residem nas dimensões da busca e descoberta de dados e na da literacia de dados, enquanto o principal limitador de avanço para o próximo estágio da maturidade analítica encontra-se na infraestrutura de dados.
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    TCC
    Diagnóstico e proposta para melhoria de gestão de estoque: estudo de caso realizando numa empresa prestadora de serviços do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-20) Silva, Alan Ferreira da; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Fernandes, Leandro Trigueiro; Silva, Gilson Gomes da
    O controle de estoque pode afetar de maneira direta a saúde financeira das organizações, a má gestão desse setor pode originar altas perdas para o negócio. Esse fato pode gerar barreiras para o crescimento da empresa. Com a gestão de estoque, as organizações podem quantificar a quantidade disponível de produtos e também o valor do seu estoque. Essa dificuldade é comum em pequenas empresas, é necessário realizar um controle efetivo para evitar rupturas em suas reservas. Portanto, diante das dificuldades administrativas relacionadas a gestão de suprimentos, falta de planejamento, ausência de previsão de demanda e estocagem. O presente estudo visa diagnosticar os principais entraves de uma empresa potiguar, prestadora de serviços do ramo de energias e telecomunicações, visando aplicar melhorias no setor de estoque dessa organização, assim melhorando os processos de compras, gestão de estoque e suprimentos. Evitando custos desnecessários, utilizando ferramentas da literatura bibliográfica que puderam auxiliar na efetivação deste projeto. Assim facilitando ter maior controle de estoque, localização dos produtos, classificação e organização desses materiais, ensinando a como manusear, transportar e estocar diferentes tipos de produtos. E também levantar a executar a implementação de sistema no setor de suprimentos, onde os colaboradores possam gerar relatórios, inventários e levantamentos das mercadorias.
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    TCC
    Engajamento em perfis de empresas do varejo da cidade de Caicó – RN: um estudo com o Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-22) Lima, Cristovão da Silva; Silva, Gilson Gomes da; Ferreira, Almir Miranda; http://lattes.cnpq.br/3629977616173575; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; http://lattes.cnpq.br/4448381766156748; Pereira, Francisco Anderson Freire
    O marketing digital é algo que trouxe uma nova forma para que as empresas possam divulgar os seus produtos/serviços. As empresas buscam estar onde seus clientes estão, os clientes pesquisam sobre as marcas e obtém informações sobre elas e produtos por meio da mídia social. Na “era digital” novas possibilidades para as empresas surgiram, com a possibilidade de interagir, comercializar produtos e serviços, divulgar informações e estimular a propaganda através das redes. Com isso, o engajamento pode atribuir-se de diversas formas diferentes, engajamento trata-se da criação de uma conexão mais significativa entre a empresa e o seu consumidor de forma duradoura. Nas mídias sociais uma métrica para se considerar seria o engajamento, é uma métrica de desempenho das publicações em mídia social, que se é construída por meio das atividades dos usuários. O presente estudo tem como questão de pesquisa: Quais os fatores que contribuem para o engajamento, em perfis do Instagram de empresas do setor de varejo, da cidade de Caicó/RN?. Para alcançar tal objetivo, esta pesquisa fez uso da metodologia quantitativa de caráter exploratório. Os dados das empresas serão obtidos a partir da plataforma Social Blade. Os dados coletados da plataforma foram armazenados em uma planilha do software Excel para ser aplicado uma correlação e regressão linear objetivando analisar o que influencia o engajamento. E como resultado, percebeu-se que os fatores que mais contribuem para o engajamento são comentários na publicação, seguido de seguidores ganhos e likes na publicação.
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    TCC
    Gestão da informação e os processos decisórios em saúde: relato de experiência durante a pandemia da Covid-19 em um município do Seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-11) Joventino, Willamy Domingos de Oliveira; 0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; 0009-0004-7993-5147; http://lattes.cnpq.br/2502810479627380; Silva, Gilson Gomes da; 0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; 0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; 0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    A pandemia da COVID-19 trouxe consigo diversas particularidades e ajustes necessários para o seu enfrentamento, principalmente no que se refere aos instrumentos de registro das informações dos pacientes. Por sua vez, os Sistemas de Informação em Saúde não estavam implementados para o registro e análise dos dados, a fim de garantir um retorno automatizado para a gestão, auxiliando nos processos de tomada de decisão. Sendo assim, com base em análise da crescente demanda de gerenciamento das informações realizados no município de Jucurutu/RN, ainda no início da pandemia em 2020, e em parceria com a equipe de Vigilância Epidemiológica do município, resultou-se na estratégia de adoção de um método de registro próprio, utilizando as tecnologias do Google Workspaces e inserindo os dados provenientes das fichas de notificação dos pacientes encaminhados das diversas unidades notificadoras do município. Além disso, por meio da utilização da lógica de programação na linguagem JavaScript e de fórmulas nativas da ferramenta, foi possível obter resultados automatizados em valores e gráficos de diversos tipos, facilitando a transparência do cenário epidemiológico do município e garantindo maior agilidade à gestão no processo de tomada de decisão.
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    Tese
    Gestão da Ti Bimodal na administração pública federal brasileira - proposta de framework de melhores práticas para a transformação digital
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Campos, Paulemir Gonçalves; Sousa Neto, Manoel Veras de; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; http://lattes.cnpq.br/2436263188968608; Clemente, Thárcylla Rebecca Negreiros; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Leão Júnior, Fernando Pontual de Souza; Silva, Gilson Gomes da
    Introdução: Considerando a Gestão da TI Bimodal para obter-se uma Transformação Digital (TD) adequada da Administração Pública Federal (APF) do Brasil; e que o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) é a maior empresa de TI da APF brasileira e objeto de estudo dessa pesquisa de doutorado; E, a existência de uma lacuna teórica na área de Administração no contexto de Gestão da TI Bimodal e de TD no setor público federal. Objetivo: Propor um framework para a Gestão da TI Bimodal do SERPRO com as melhores práticas para a TD da APF brasileira, inicialmente em relação à ‘Governança’ e ‘Arquitetura’ da TI Bimodal e à ‘Estratégia’ e ‘Arquitetura’ de TD. Metodologia: Na ‘fase-1’ efetuou-se uma pesquisa sobre Gestão da TI Bimodal para a TD na APF do Brasil. Na ‘fase-2’ foi aplicado um questionário on-line com 30 questões (07 do perfil do respondente, 19 quantitativas e 04 qualitativas) a pessoas de TI (Tecnologia da Informação) do SERPRO (Sede Brasília e demais regionais). E, na ‘fase-3’ foram efetuadas duas análises quantitativas (Estatística Descritiva e Modelagem de Equações Estruturais) e uma análise qualitativa (Análise de Similitudes) das respectivas respostas obtidas. Resultados: O framework proposto ajustado ‘teórico-empírico’ para a Gestão da TI Bimodal do SERPRO com as melhores práticas para a TD da APF do Brasil, focando nas dimensões ‘Gestão’, ‘Governança’ e ‘Arquitetura’ da TI Bimodal e nas dimensões ‘Estratégia’ e ‘Arquitetura’ de TD. Conclusão: A principal contribuição dessa pesquisa em nível de doutorado foram as sugestões de melhorias apontadas pelo framework proposto ajustado teórico-empírico para a Gestão da TI Bimodal do SERPRO com as melhores práticas para Transformação Digital (TD) da Administração Pública Federal (APF) brasileira.
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    TCC
    Implantação de um sistema de controle de impressão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07) Lira, José Wagner Medeiros de Figueiredo; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Fernandes, Leandro Trigueireo; Silva, Gilson Gomes da
    Gestão e tecnologia são duas áreas que cada vez mais se aproxiam e trazem frutos, seja qual for o segmento de negócio, ou mesmo tipo de organização, podendo a mesma ser pública ou privada. O objetivo do trabalho é desenvolver um sistema que possibilite uma gestão mais eficiente das impressoras, estas que são terceirizadas na instituição, onde foi desenvolvido o projeto, utilizando como base a pesquisa aplicada.Assim sendo, foi desenvolvido um sistema no Unifacex, que garante uma maior segurança dos dados coletados e por fim uma análise dos mesmos.
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    TCC
    Implementação de um serviço de telemetria do OpenStack em um ambiente Cloud Computing
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-19) Soares, Jackson; Silva, Gilson Gomes da; Silva, Gilson Gomes da; Medeiros, João Paulo de Souza; Andrade, Adrianne Paula Vieira de
    A Cloud Computing (Computação em Nuvem) desde o início da década atual deixou de ser apenas um conceito e passou a ser um novo paradigma, influenciando a tomada de decisões de grandes empresas em todo mundo e afetando direta e indiretamente uma grande parte das pessoas. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um serviço de telemetria para cálculo de estimativas e criação de relatórios de uso de recursos em uma nuvem OpenStack. Será abordado a Cloud Computing expondo seus conceitos, características, e seus impactos junto à Tecnologia da Informação. À medida que a Cloud Computing avança, também avançam os esforços, investimentos e projetos em toda a parte. O OpenStack é um exemplo de plataforma estável de código aberto para a nuvem (cloud). Fornecendo uma gama de opções e oportunidades para o desenvolvimento de aplicações baseadas em seus serviços. Diante deste cenário, surgiu a necessidade de desenvolver uma aplicação com o objetivo de realizar cálculos e estimativas do uso de recursos fornecidos pela nuvem, por meio da implantação e utilização do serviço de telemetria. Durante o desenvolvimento deste trabalho, e da aplicação resultante, foi feito a escolha do tema, realizado estudos bibliográficos e técnicos, a implementação do sistema, coleta e análise dos resultados. Conclui-se os resultados obtidos como positivos e satisfatórios, já que os testes realizados demonstraram que a aplicação desenvolvida fornece controle e gerência do uso de recursos na nuvem, provendo transparência para todos os tipos de usuários, sendo que este trabalho pode ser utilizado pela comunidade em geral, para estudos posteriores, levando em consideração nuvens computacionais e problemas de estudos similares.
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    TCC
    Indicadores financeiros da bolsa de valores brasileira: utilização de um dashboard para análise e tomada de decisões
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Santos, David do Nascimento; Silva, Gilson Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; https://lattes.cnpq.br/2876092831816980; Ferreira, Almir Miranda; Pereira, Francisco Anderson Freire
    O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um dashboard interativo voltado para a análise de indicadores financeiros de empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira (B3), com o intuito de auxiliar investidores iniciantes na interpretação dessas informações. A crescente complexidade dos dados financeiros e a dificuldade de compreensão por parte de usuários sem formação contábil ou financeira motivaram a criação de uma ferramenta visual acessível, baseada em tecnologias de Business Intelligence (BI). A metodologia adotada envolveu a coleta de dados por meio da API do Yahoo Finance, a seleção de indicadores fundamentalistas relevantes como ROE, Margem Líquida, P/L, entre outros, e a implementação do painel utilizando a biblioteca Python Streamlit, devido à sua flexibilidade e facilidade de uso. O dashboard permite a visualização clara e dinâmica de dados financeiros, promovendo maior entendimento sobre o desempenho das empresas e apoiando a tomada de decisões de investimento. Os resultados obtidos demonstram que a ferramenta é eficaz em apresentar informações precisas e acessíveis, contribuindo para a democratização do acesso à análise financeira e reforçando o papel da tecnologia da informação na transformação digital do mercado de capitais.
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    TCC
    Melhoria do processo de acompanhamento de acidente no trabalho no Ceres Caicó
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-15) Damasceno, Pedro Augusto Medeiros; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; http://lattes.cnpq.br/7099722900576975; Nobre, Anna Claudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    Problemas relacionados à atividade de cadastro de acidentes do trabalho no Ceres são relatados pelo setor de Segurança do Trabalho, gerando lentidão e atrapalhando a prevenção de novos acidentes. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo melhorar o processo de acompanhamento de acidente de trabalho no CERES/UFRN, visando corrigir os problemas de perda de informação, comunicação e lentidão. A metodologia do trabalho é uma pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas. Será realizada a modelagem BPMN através da ferramenta de modelagem HEFLO, escolhida pelo seu conjunto de funcionalidades. A modelagem foi focada na entrada via CAT-SIGRH, e estruturada em macroprocesso e subprocessos, para melhor compreensão e organização, onde foram identificados pontos de melhoria nos subprocessos. O estudo discute as limitações da pesquisa, como a falta de simulação da modelagem e de um ambiente de testes para validação prática das modificações, além da ausência de uma análise aprofundada de dados para extrair indicadores e métricas relevantes. Por fim, são sugeridos trabalhos futuros, como a implementação da simulação, a criação de um ambiente de testes, a análise de dados históricos e a integração com sistemas de informação existentes, além da expansão da modelagem para outras formas de entrada e a realização de testes de usabilidade, com o objetivo de complementar o estudo e contribuir para a otimização do processo de acompanhamento de acidente de trabalho no CERES/UFRN
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    Tese
    Percepção de gestores sobre as práticas de GRC em projetos públicos: o caso de uma instituição de ensino superior
    (2019-07-30) Silva, Gilson Gomes da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; Guimarães, Julio César Ferro de; ; Costa, Lucia de Fátima Lúcio Gomes da;
    O presente trabalho, tem como objetivo geral compreender como os gestores de projetos percebem as práticas de GRC em seus projetos, com base na percepção de profissionais que atuem ou tenham atuado, de forma direta ou indireta, em projetos vinculados a uma organização do setor público. A partir da literatura, obteve-se primeiramente um modelo apresentado no referencial teórico que propõe de forma integrada o gerenciamento de GRC dentro de uma abordagem holística, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. Segundo os autores, a maioria das organizações estão gerindo as suas iniciativas de governança, risco e conformidade em silos funcionais, que não se comunicam entre eles. Também foi obtido um framework teórico mostrando que PMO, GRC e eficiência organizacional estão interligados; onde os dois primeiros levam ao último. Neste frework, o papel do PMO é garantir o gerenciamento de projetos em projetos individuais e fornecer gerenciamento estratégico, gerenciamento de relacionamentos e gerenciamento de TI. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 3 gestores que atuam nos projetos da Secretaria de Gestão de Projetos. O método de análise consistiu na análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com apoio do software IRaMuTeQ para sistematização e descrição dos dados. Esta Tese defendeu que a implantação do GRC em uma organização só será efetiva se houver o gerenciamento de GRC dentro de uma abordagem holística. Ou seja, a suposição inicial, construída com base na literatura, confirmou-se com o estudo de caso em uma instituição de ensino superior. Mostrou-se que não é possível perceber as práticas de GRC sem antes observar as diferenças de níveis de implementação dos temas presentes no GRC de forma isolada. O que se identifica no presente caso é que “governança”, “risco” e “conformidade” não estão no mesmo nível de presença na organização, o que dificulta a utilização de forma plena do GRC nos projetos da organização.
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    TCC
    Perfil de investidor dos alunos de sistemas de informação: influências e percepções
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Marques, Jose Pereira de Araújo; Silva, Gilson Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; http://lattes.cnpq.br/1975622270219993; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Amorim, Matheus Gomes; https://orcid.org/0009-0000-7900-890X; http://lattes.cnpq.br/6203613822415159
    Muitos brasileiros enfrentam desafios financeiros, e a falta do hábito de investir é só mais um deles. Este estudo analisa o perfil de investidor dos alunos do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da UFRN/CERES, com a finalidade de identificar suas características como investidores. O questionário, composto por 18 perguntas, sendo 9 delas focadas em compreender o perfil do investidor, contemplou o número de respondentes matriculados na disciplina de Tópicos Especiais em Sistemas de Informação I. Por meio do questionário, constatou-se que o perfil médio dos alunos é moderado. Apesar de demonstrarem afinidade maior por investimentos de baixa rentabilidade, eles também mostram disposição para arriscar em ações. Além disso, foi observado um reconhecimento significativo do impacto do ambiente acadêmico no desenvolvimento do conhecimento financeiro, assim como para aqueles que estudam por conta própria
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    TCC
    Perfil e propensão ao uso de drogas por condutores rodoviários de carga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-07) Melo, João Maria de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Medeiros, Carlos Alberto Freire; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Ferreira, Antônio Carlos; Silva, Gilson Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707
    A forte dependência do modal rodoviário no brasil, para o transporte de cargas, faz com que qualquer estudo visando sua melhoria e otimização assumam grande importância; tentamos neste trabalho identificar o perfil dos condutores de carga e sua propensão à utilização de substâncias farmacológicas não autorizadas, em suas jornadas diárias. Utilizamos um formulário com questões abertas e fechadas, aplicadas aos condutores de carga em vários pontos aleatórios na cidade do Natal. Concluímos que os condutores de carga utilizam substancias farmacológicas não autorizadas em suas jornadas de trabalho, motivados por vários fatores que são mostrados através de gráficos ao longo deste trabalho.
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    Dissertação
    Práticas de governança de tecnologia da informação: um estudo de caso em empresas de telecomunicações do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-06) Silva, Gilson Gomes da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Lyra, Aarão; ; http://lattes.cnpq.br/2558569782799336
    O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o modelo de governança de tecnologia da informação adotado por empresas de telecomunicações que atuam no Rio Grande do Norte. A metodologia da pesquisa utilizada envolveu um levantamento teórico e empírico da abordagem disposta, envolvendo dois estudos de casos em empresas do setor de telecomunicações que atuam no estado do Rio Grande do Norte. O estudo abrangeu a área de TI das organizações, através de entrevista com os gerentes responsáveis pela área de Telecomunicações/TI. Para estudar de acordo com a abordagem proposta e responder ao problema da pesquisa, este estudo utilizou-se de critérios qualitativos, que viabilizou a compreensão acerca de como as empresas adotam a governança de tecnologia da informação. Como conclusão, foi visto que as práticas de governança de tecnologia da informação empregadas são incipientes, mas que atendem às necessidades do negócio e que as mesmas pretendem implementar em usos e áreas específicas outras práticas de governança de TI
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    TCC
    A terceirização de mão de obra: uma análise através da percepção de funcionários terceirizados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Rocha, Renata de Oliveira; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://lattes.cnpq.br/9517433128527940; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Ferreira, Antônio Carlos; Silva, Gilson Gomes da
    A terceirização surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e tem sido polêmica no Brasil. Se por um lado temos autores que defendem o processo de terceirização, analisando-o com otimismo, reivindicando aumento de produtividade, competitividade e geração de empregos; por outro, temos atores que se opõem a ele, qualificando-o como precarização do trabalho. Sendo uma relação tripartite, ela pressupõe a existência de relações e fluxos de trabalho dotados por diferentes estruturas organizacionais. Assim, esta monografia foi desenvolvida em duas etapas, uma constituída de pesquisa bibliográfica, com o levantamento de dados em livros, artigos e websites. E outra, na qual foram aplicados questionários a trabalhadores de empresas terceirizadas. Aplicando métodos quantitativos, este trabalho realizou entrevistas online para que, a partir da análise de categorias autônomas, pudéssemos derivar fatores importantes para explicar os objetivos. Assim é possível verificar na literatura a primazia de uma abordagem que aponte para o benefício das empresas privadas, ao reduzir custos e assim gerar vantagem competitiva, e ao flexibilizar o processo de contratação e demissão para a administração pública. Na fase empírica, observou-se que para os trabalhadores envolvidos no estudo de campo, essa forma de trabalho representava relações de trabalho fragilizadas devido a mudanças de empresas e dificuldades quanto ao cumprimento dos direitos trabalhistas, atraso no pagamento de benefícios e salários, além de relações de trabalho conflituosas.
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