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Navegando por Autor "Silva, Helder Kelsen"

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    TCC
    O educar e o cuidar também são "coisas de homem"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-16) Silva, Helder Kelsen; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Costa, Gilberto Ferreira; Momo, Mariângela
    O estudo aqui apresentado traz uma reflexão sobre a atuação de profissionais do gênero masculino como professores na Educação Infantil, assim como uma contextualização histórica do papel de mulheres e homens definidos socialmente. O objetivo é analisar a importância da figura masculina como educador em um CMEI da rede municipal de Ensino do Município de Parnamirim/RN. É feito um apanhado histórico da Educação Infantil. Da qual, essa é marcada pela concepção baseada na corrente inatista de que a mulher nasce pré-determinada a ser mãe, logo possui as características de cuidadora e protetora, em contrapartida o homem nasce para ser líder, com características que divergem das necessárias para o cuidar. Dessa forma, historicamente, a Educação Infantil foi povoada por educadoras mulheres e, atualmente, a presença de homens nessa etapa da educação básica ainda é escassa, rodeada de estereótipos e se torna por esses motivos ainda mais desafiador. O artigo traz algumas ponderações a respeito da divisão do trabalho por gênero, em específico na atuação docente, em que a sociedade tende a ver com naturalidade a atuação feminina e com desconfiança e preconceito a de homens. O estudo em si, visa desmistificar o senso comum de que o ambiente da Educação Infantil deve ser restrito as mulheres, e uma quebra de padrões de gênero, que define funções, tendo o sexo dos indivíduos como premissa, e a possibilidade de uma maior inserção de profissionais homens nesse seguimento da educação, por não se achar nenhuma evidência que os coloquem como menos capazes de cuidar e educar crianças na Educação Infantil.
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