Navegando por Autor "Silva, Icemária Felipe"
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TCC Hábitos de sono em crianças do ensino infantil: uma análise da escolaridade e classe econômica dos pais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-01) Silva, Icemária Felipe; Azevedo, Carolina Virginia de Macêdo; Oliveira, Maria Luiza Cruz de; Souza, Jane Carla de; Galina, Sabinne DanielleCrianças em idade escolar necessitam ter bons hábitos de sono, para ter melhor desempenho no aprendizado. Para uma boa noite de sono, alguns rituais devem ser inseridos na rotina da criança, para facilitar o entendimento sobre a hora de dormir. Os pais são o exemplo que as crianças seguem, inclusive com relação ao sono, pois as rotinas familiares influenciarão para que as crianças tenham ou não bons hábitos de sono. Foi relatado que crianças no ensino infantil, podem apresentar sonolência diurna, e, além disso, algumas famílias de classe econômica e escolaridade mais baixa apresentam maiores problemas no sono das crianças. Por isso, este trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre os rituais antes de dormir e padrões temporais de sono de crianças da educação infantil com o nível econômico e de escolaridade dos pais. Participaram da pesquisa 32 crianças entre 4 e 6 anos de idade, que estudavam no turno da tarde em escolas de Natal/RN. Os dados foram coletados a partir de questionários, que foram preenchidos pelos pais durante a semana e o fim de semana. A sonolência diurna foi avaliada por meio de pergunta direcionada à criança sobre como estava se sentido no momento da aula, tomando como referência a escala de sonolência diurna de Maldonado et al. (2004) adaptada por Belísio (2014). Então, vimos que os pais relataram praticar rituais antes de dormir com os filhos em todas as classes econômicas e níveis de escolaridade. Os hábitos praticados foram tomar leite antes de dormir, ir ao banheiro antes de dormir, requerer a presença dos pais no quarto, e usar um objeto para dormir. Mas, foi visto que em níveis mais baixos, como a classe C, e no nível de escolaridade 3, houve uma frequência maior que as demais, em dormir com as luzes acesas, comportamento que traz prejuízos para o sono. Em relação aos padrões do sono e vigília, as crianças que apresentaram maior irregularidade no tempo na cama, caracterizada por menor tempo na cama no fim de semana, foram as que estavam em um contexto com classe econômica mais alta. A partir dos resultados obtidos, sugere-se que a prática de bons hábitos de sono em crianças da educação infantil varia de acordo com o contexto familiar em que vivem. Sugere-se que em pesquisas futuras seja avaliado se os pais sabem sobre a importância do sono para o desenvolvimento dos seus filhos.