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Navegando por Autor "Silva, Igor Rosberg de Medeiros"

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    TCC
    Aplicação de Token-Curated Registry no combate às notícias falsas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-04) França, Alexandre José Justino de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Daniel Faustino Lacerda de Souza; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; Santana Junior, Orivaldo Vieira de
    Devido aos enormes malefícios que as notícias falsas trazem às suas vítimas e ao crescimento da disseminação desse tipo de conteúdo falso pela internet, vê-se a necessidade urgente de uma forma efetiva e confiável de combater esse tipo de problema. Com esse objetivo, foi desenvolvido um sistema que permite consultar se uma determinada notícia foi caracterizada como falsa. Através do uso de tecnologias como React, Blockchain, Ethereum e Token-Curated Registry, usuários fazem a curadoria desses registros de forma descentralizada, utilizando votações sistêmicas para avaliar cada notícia suspeita, e recebem em troca de seu trabalho uma recompensa em forma de tokens ERC20. Dessa maneira, as plataformas de compartilhamento de conteúdo podem evitar que tais notícias falsas sejam encaminhadas a outros usuários.
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    Dissertação
    Um aplicativo de segurança compartilhado denominado: ESCOLTAPP
    (2019-08-22) Barros, Edilson Melo de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; ; ; ; Campos, Emmanuel de Sousa; ; Medeiros, Henrique Rocha de; ; Carvalho, Zulmara Virginia de;
    A insegurança é um problema público e comumente presente no dia a dia da população. É notório que muitas pessoas buscam alternativas para amenizar ou evitar situações que provoquem riscos a elas ou aos seus entes queridos. A tecnologia mostra-se como uma ferramenta eficiente nesse cenário, uma vez que ela auxilia em diversas situações e de forma rápida e prática. O presente trabalho destina-se a aliar a tecnologia com a problemática da falta de segurança, por meio da criação de um aplicativo mobile, com o intuito de fornecer ao usuário final uma proposta de ajuda em situações adversas. O aplicativo poderá ser utilizado por qualquer pessoa que tenha um celular com sistema operacional Android ou IOS. O objetivo final do aplicativo é fornecer aos clientes uma alternativa útil para que eles possam mitigar os problemas da insegurança pessoal ao retornarem a sua residência, contando com o amparo de seus familiares ou de serviços contratados, como segurança particular ou de rua. Para a efetivação do projeto, testes estão em andamento, garantindo que todas as particularidades sejam examinadas, antes da viabilidade e divulgação final do aplicativo.
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    TCC
    Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Dantas, Marcus Paulo Soares; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Burlamaqui, Aquiles medeiros Filgueira; Silva, Igor Rosberg de Medeiros
    Este trabalho propõe uma aplicação de software que permite o gerenciamento de chatbots capazes de proporcionar respostas de forma automatizada a partir de treinamentos previamente cadastrados. Foram cadastrados, manipulados e testados dados que permitem a interação com os bots de modo a proporcionar a validação dos nossos dados assim como testes de performance da nossa plataforma. A validação dos nossos dados foi realizada com técnicas estatísticas, como a média, assim como visualizações de inserções corretas no banco de dados e a validação da qualidade de resposta dos bots. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, usamos algumas linguagens de programação como Golang e Python além de bibliotecas, frameworks e diversos bancos de dados.
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    Dissertação
    Conecta talentos: uma contribuição na Plataforma WEB para mudanças sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Souza, Lana Cristina de Oliveira; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/7927829876510898; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Alchieri, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Bezerra, Paulo Ricardo Cosme; http://lattes.cnpq.br/1981244442871870
    O desejo de potencializar a participação feminina no mercado de trabalho no Estado do Rio Grande do Norte, bem como de contribuir para os processos de Recrutamento e Seleção das empresas constitui um desafio intelectual e profissional. Sendo assim, este estudo de mestrado examina o uso de uma plataforma WEB, Conecta Talentos, que visa colaborar para mudanças sociais, desenvolvendo um modelo de negócio sustentável, escalável e de inovação de base tecnológica para a inclusão de mulheres em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Desse modo, foi necessário conceber a referida Plataforma, que está em desenvolvimento, para, em seguida, materializar uma startup como um modelo de negócio de impacto social. Os procedimentos metodológicos incluíram uma pesquisa descritiva, fundamentada em revisão da literatura, utilizando dados secundários, tais como livros, banco de teses, dissertações e artigos. Como primeiros resultados, a empresa possui inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) como Microempreendedor Individual (MEI), encontra-se no programa de aceleração do SEBRAE para negócio de impacto social e já concretizou a sua primeira venda durante o desenvolvimento deste trabalho. Tal fato impõe a constatação de que as articulações com parceiros locais irão potencializar as conexões entre emprego e empregador, contribuindo para o aumento de mulheres inseridas no mercado de trabalho.
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    Dissertação
    Dataviewer: ferramenta de análise de dados e os seus impactos na Educação 4.0
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-26) Montenegro, Luana Fernandes dos Santos; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; 03420818459; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Medeiros, Henrique Rocha de; http://lattes.cnpq.br/7905026833909254; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Bassani, Hansenclever de França
    O objetivo deste trabalho consiste em uma especificação de uma ferramenta de análise de dados, transformando-os em informações relevantes para o processo de ensino e aprendizagem, através da utilização da Mineração de Dados Educacionais (MDE). Visando a personalização do contexto educacional e a oferta de conhecimento para tomada de decisões pedagógicas de forma estratégica, contribuindo com a educação 4.0. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, discussões com professores, levantamento e análise dos requisitos. Durante todo o processo foi utilizado o método Cross-Industry Standard Process of Data Mining (CRISP-DM). Os resultados evidenciaram que a ferramenta proposta pode contribuir com a educaçao 4.0. Através de MDE é possível identificar os perfis e predizer o desempenho dos alunos, com uma boa confiabilidade, antes da aplicação da avaliação da primeira unidade. Além disso, através da plataforma será possível disponibilizar conhecimentos de acordo com o objetivo dos diferentes atores educacionais, realizar avaliações diagnósticas e auxiliar no método de avaliação. Com isso será possível criar melhorias nas práticas educacionais que incentivem o aprendizado, aumentando a motivação e a retenção dos alunos nas disciplinas.
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    Dissertação
    DIGIprof: uma proposta de design instrucional como ferramenta de gestão da aprendizagem adaptativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-18) Moreno, Railson Karlos de Macêdo; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/1330957969153870; Medeiros, Henrique Rocha de; Costa, Maria Suely da
    A era da informação é também da personalização, e a escola não pode estar apática a esse fenômeno. A pandemia da COVID-19 abriu as “cortinas” e escancarou os bastidores de um sistema educacional que a muito não vem obtendo resultados satisfatórios, principalmente no que tange às áreas de português e matemática, basilares para o processo formativo. Assim, o DIGIprof se coloca como uma alternativa metodológica, estruturada nos moldes do design instrucional, que auxilia o educando na gestão da sua aprendizagem (aprendizagem personalizada), baseada em métodos da ciência de dados educacionais (educational data science), com o objetivo de ressignificar a função dos diferentes modelos de avaliação e dos dados gerados e minerados por eles, propondo assim, que o aluno, além de acessar esses dados por meio de paineis de visualização (dashboards), possa seguir por uma trilha de recomposição de aprendizagem, mediada por tecnologia, com diferentes mídias de aprendizagem e métodos avaliativos diversos, visando maior autonomia para o discente e clareza nos dados que nortearão a ação docente.
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    TCC
    Estudo do impacto de ferramentas backend em sistemas de georreferenciamento com alta demanda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Silva, Iago Abner dos Santos; Silva, Bruno Marques Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7878437620254155; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Lins, Hertz Wilton de Castro; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736
    O crescente volume de dados gerados por sistemas de rastreamento impõe desafios significativos para o desenvolvimento de arquiteturas de software capazes de processar alta demanda de maneira eficiente. Este trabalho aborda a necessidade de desenvolver uma sistema com modelo arquitetural eficiente para lidar com um grande volume de requisições de dados georreferenciados e processamento em tempo real, dentro de limites específicos de recursos. Foram testados três cenários: backend em Nodejs, posteriormente em Nodejs com RabbitMQ e, por fim, em Golang utilizando a fila de mensagens. Os resultados mostraram que a migração da linguagem e o uso de filas aumentaram significativamente a capacidade de processamento e a resiliência do sistema.
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    TCC
    GymPro: uma aplicação mobile para a gestão de academias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Damasceno, Lucas Cristovam de Barros; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Silva, Diego Rodrigo Cabral; http://lattes.cnpq.br/1125827309642732
    Por mais que os avanços tecnológicos tenham trazido diversas facilidades, ainda existem muitas academias pelo Brasil — especialmente as pequenas, de bairro, e as de condomínios fechados — que ainda utilizam fichas de papel para registrar os dados e os treinos dos alunos que elas frequentam. O processo manual, além de lento, pode ter como contraponto a perda de uma ou mais fichas, acarretando em dificuldades na manutenção e no gerenciamento dos professores e alunos. Com isso em mente, o seguinte trabalho buscará explorar como se deu o desenvolvimento do GymPro, um aplicativo para celular cujo objetivo é facilitar a sistematização de todo o processo da academia, guardando os dados de um professor e dos seus alunos, permitindo o acompanhamento de suas medidas e das suas evoluções, além de registrar também as fichas de treino a cada um atribuídas, entre outros detalhes a serem discutidos.
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    Artigo
    Predição do rendimento dos alunos em lógica de programação com base no desempenho das disciplinas do primeiro período do curso de ciências e tecnologia utilizando técnicas de mineração de dados
    (Brazilian Journal of Development, 2020) Barros, Renata Pitta; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; Santos, Luana Fernandes dos; Câmara Neto, Vilson Rodrigues
    Os altos índices de reprovação e evasão de estudantes universitários nas disciplinas iniciais de programação apresentam uma estatística preocupante enfrentada pelos coordenadores dos cursos da área de Tecnologia. O problema da reprovação dos estudantes nessas disciplinas é, muitas vezes, apontado como um fator influenciador da evasão dos cursos. Esta pesquisa propõe a utilização de técnicas de Mineração de Dados Educacionais para tentar predizer o desempenho dos alunos na disciplina de Lógica de Programação, do segundo período do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, através do desempenho nas disciplinas do primeiro período do curso. Os resultados mostraram que é possível inferir o rendimento dos estudantes com uma acurácia de até 77%, sendo esta informação útil para a realização de ações para evitar a reprovação/evasão e, principalmente, para personalizar o ensino de lógica de programação
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    Artigo
    Predição do rendimento dos alunos em lógica de programação com base no desempenho das disciplinas do primeiro período do curso de ciências e tecnologia utilizando técnicas de mineração de dados
    (Brazilian Journal Of Development - Publicação Independente, 2020) Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Barros, Renata Pitta; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; Santos, Luana Fernandes dos; Câmara Neto, Vilson Rodrigues
    Os altos índices de reprovação e evasão de estudantes universitários nas disciplinas iniciais de programação apresentam uma estatística preocupante enfrentada pelos coordenadores dos cursos da área de Tecnologia. O problema da reprovação dos estudantes nessas disciplinas é, muitas vezes, apontado como um fator influenciador da evasão dos cursos. Esta pesquisa propõe a utilização de técnicas de Mineração de Dados Educacionais para tentar predizer o desempenho dos alunos na disciplina de Lógica de Programação, do segundo período do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, através do desempenho nas disciplinas do primeiro período do curso. Os resultados mostraram que é possível inferir o rendimento dos estudantes com uma acurácia de até 77%, sendo esta informação útil para a realização de ações para evitar a reprovação/evasão e, principalmente, para personalizar o ensino de lógica de programação.
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    Artigo
    Proposta de aplicativo de segurança compartilhada para monitoramento em comunidades: escoltap soluções de vigilância
    (International Educative Research Foundation and Publisher, 2019-06-30) Barros, Edilson Melo de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; Medeiros, Igor Rosberg de; Medeiros, Henrique Rocha de; Florentino, Davidson Rogério de Medeiros
    Insecurity is a public problem and is commonly present in the population's daily lives. It is notorious that many people seek alternatives to minimize or avoid situations that cause risks to them or their loved ones. Technology proves to be an efficient tool in this scenario, since it assists in diverse situations and in a fast and practical way. The present work aims to ally the technology with the problematic of the lack of security, through the creation of a mobile application, with the purpose of providing the end user with a proposal of help in adverse situations. The application can be used by anyone who has a mobile phone with an Android or IOS operating system. The ultimate goal of the application is to provide clients with a useful alternative so that they can mitigate the problems of personal insecurity on their return home, relying on the support of their family members or contracted services, such as private or street security. For the implementation of the project, tests are in progress, ensuring that all particularities are examined, before feasibility and final disclosure of the application
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    Artigo
    A PSO-inspired architecture to hybridise multi-objective metaheuristics
    (Springer, 2020-06-22) Fernandes, Islame Felipe da Costa; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; Goldbarg, Marco César
    Hybridisation is a technique that exploits and unites the best features of individual algorithms. The literature includes several hybridisation methodologies, among which there are general procedures, termed architectures, that provide generic functionalities and features for solving optimisation problems. Successful hybridisation methodologies have applied concepts of the multi-agent paradigm, such as cooperation and agent intelligence. However, there is still a lack concerning architectures for the hybridisation of multi-objective metaheuristics that fully explore these concepts. This study proposes a new architecture, named MO-MAHM, based on concepts from Particle Swarm Optimisation, to hybridise multi-objective metaheuristics. We apply the MO-MAHM to the Bi-objective Spanning Tree Problem. Four algorithms were hybridised within the MO-MAHM: three evolutionary algorithms and a local search method. We report the results of experiments with 180 instances, analyse the behaviour of the MO-MAHM, and compare to the results produced by algorithms proposed for the Bi-objective Spanning Tree Problem
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    TCC
    Relatos de um estágio não obrigatório em desenvolvimento de softwares: uma oportunidade no Curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Amorim, Layza Samara Guerra de; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; https://lattes.cnpq.br/2128551103463562; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Santana Junior, Orivaldo Vieira De
    O processo de formação acadêmica inclui diversas atividades obrigatórias que regem a aprendizagem e formação dos discentes em suas respectivas graduações. Não diferente, no curso de Ciências e Tecnologia, é de responsabilidade da instituição possuir uma grade curricular obrigatória que deve ser cumprida. Contudo, também há a existência de atividades não obrigatórias, não inclusas na ementa dos cursos, que são de grande valia no processo ensino/aprendizagem. Um exemplo é o estágio não obrigatório, que se apresenta como uma oportunidade prática de aquisição de experiência. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em relatar um estágio não obrigatório do bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vivenciado pela estudante autora deste trabalho. O estágio abrangeu a área de desenvolvimento de softwares e foi vinculado à empresa potiguar Logique Sistemas. Os resultados foram de natureza descritiva e indicaram uma evolução pessoal e profissional da aluna estagiária, assim como seu amadurecimento técnico, aquisição de experiência no mercado de trabalho e direcionamento para planos futuros na carreira profissional.
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    Dissertação
    Sistema gerencial de avaliação automática do perfil do estudante
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-20) Paula, Maria Eduarda Franklin da Costa de; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/2750863224639300; Dantas, André Felipe Oliveira de Azevedo; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Medeiros, Henrique Rocha de
    Sabe-se que o sistema educacional do Brasil, de acordo com a organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresenta uma estagnação que perdura por 10 anos e quando avaliado na edição de 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) o país atingiu nas áreas de matemática, ciências e literatura respectivamente 70°, 66° e 57° . Esse cenário que é mantido devido o modelo educacional adotado pelo país que não segue os avanços na área e a desvalorização dos profissionais atua na educação, segundo a OCDE (2018) os professores brasileiros são os que recebem os piores salários entre os 48 países avaliados. Com intuito de buscar soluções para amenizar esse cenário. O presente trabalho se propõe a desenvolver um sistema baseado em aprendizado de máquina para realizar uma análise contínua do perfil do aluno, sugestão de atividades, e acompanhamento do desempenho acadêmico. Além disso, realizando uma análise de desempenho dos estudantes, no intuito de encontrar métricas e marcadores para futuramente criar um modelo adaptativo e padronizado. Para isso, o projeto avaliou primeiramente para matéria de lógica de programação da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pois esse é um ambiente controlado por intermédio de uma plataforma web que irá extrair os dados de cada aluno e da turma em geral. Ainda, foi analisado, também o padrão de submissão das atividades do alunado. Esses dados foram classificados por intermédio de um sistema baseado em aprendizagem supervisionada de máquina. E por fim, foram realizadas o planejamento e análises mercadológicas para venda e tração desse produto.
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