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Navegando por Autor "Silva, Ismael André dos Santos"

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    Politica e Sociedade – 3º ano do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-31) Silva, Ismael André dos Santos; Alves, Irene de Paiva; Fernandes, Melquisedeque de Oliveira; Silva, Jeremias Alves de Araújo e
    No final do século XVIII, passa-se a utilizar a ciência na compreensão do mundo, resultando numa mudança na forma de entendimento das questões naturais e humanas através da abordagem científica, pois o que antes era explicado tradicionalmente pautado no pensamento religioso, neste instante passa a ser uma explicação racional e crítica. Visto a necessidade de se pensar intrinsecamente tanto a sociedade quanto a ciência faz do momento um resultado no processo histórico e social, no qual as grandes transformações sociais ocorreram. Em meio a este contexto, a Sociologia nasce com o papel de focalizar os problemas existentes na sociedade, questionando e buscando respostas que apontem para a construção de caminhos viáveis para a convivência coletiva. Sendo assim, por meio da Sociologia de forma diacrônica se deve perpetuar a relação teoria x prática no ambiente escolar. É preciso que esta disciplina garanta ao educando, em especial do Ensino Médio que, a partir do senso comum e de situações vivenciadas no cotidiano, busque superar esse nível de compreensão de mundo, desenvolvendo assim uma concepção científica que atenda às exigências do homem contemporâneo, crítico e transformador, por meio do qual se possa analisar a complexidade da sociedade em que vive. O Plano de Ensino Anual, aqui desenvolvido, se estrutura de uma descrição histórica da disciplina de Sociologia e sua importância no processo cognitivo e de ensino-aprendizagem, por meio do eixo temático Política e Sociedade através de Sequências Didáticas sempre levando em consideração o contexto social do discente. O trabalho é baseado teoricamente em FERNANDES (1986), COSTA (1997), GENTILLI (2000), GIDDENS (2005), GIGLIO (1999), MEKSENAS (1995) entre outros, que fomentam a importância do eixo escolhido, uma vez que enquanto instrumento político de libertação, a cultura democrática tem que prevalecer nos espaços escolares, garantindo uma formação cidadã e política ao educando, tornando-o capaz de desenvolver seus potencias no meio em que vive, garantindo sua participação política consciente.
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    Dissertação
    Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web
    (2017-07-31) Silva, Ismael André dos Santos; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;
    Em pleno século XXI em que se vivencia a era tecnológica e digital, a escola como a mais importante agência de letramento, formadora de agentes para exercer plenamente sua cidadania, precisa implementar novas práticas pedagógicas pautadas em pressupostos teóricos e metodológicos capazes de subsidiar os alunos a adentrar o domínio das novas tecnologias, de modo a construir conhecimentos e, consequentemente, saber agir diante das mais diversas situações de interação para atender às inúmeras demandas da sociedade pós-moderna. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa-ação (THIOLENT, 1985), desenvolvida por meio de sequência didática objetiva-se possibilitar aos alunos a ambientação, a instrução e a utilização dos artefatos ligados ou não à internet com o intuito de inseri-los no âmbito do letramento digital. Para tanto, lança-se mão do gênero crônica como artefato pertinente aos eventos de letramento previstos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Norte. Teoricamente, a pesquisa proposta está embasada em fundamentos dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1998; SOARES, 2000) e nos aportes que versam sobre o letramento digital (XAVIER, 2002; VALENTINI; SOARES, 2011, LEVY,1999; COSCARELLI; RIBEIRO, 2005). No que diz respeito à sequência didática, apoia-se em aportes apresentados por Zabala (1998), Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), dentre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem de dados de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986; DENZIN; LINCOLN, 2006). O processo de intervenção possibilita observar que há na informática ou, mais precisamente, nos domínios da internet, um potencial significativo de práticas de letramento que, se utilizado pelo professor, pode dinamizar as aulas e contribuir não apenas para a melhoria do desempenho do aluno, mas também inovar as atividades propostas pelo professor durante o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, faz-se necessário introduzir novas tecnologias com cunho educativo para promover no alunado o contato com o computador conectado à internet, cujo acesso orientado pode se constituir em um artefato de grande valia para o aprendizado da leitura e da escrita com implicações positivas na atuação do discente nas demais disciplinas do currículo do Ensino Fundamental.
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