Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, João Carlos Epifânio da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
    (2018-08-15) Silva, João Carlos Epifânio da; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; ; ; Silva, Lyrene Fernandes da; ; Nunes, Isabel Dillmann; ; Cruz, Maria Lencastre Pinheiro de Menezes e;
    Na literatura muitos problemas são apontados referentes ao processo da Engenharia de Requisitos. Pesquisas recentes demonstram que os ambientes de desenvolvimento de software enfrentam muitos desa os que vão desde a elicitação de requisitos até à sua validação. Os desa os listados na literatura fazem parte de tópicos ensinados na disciplina de Engenharia de Requisitos oferecidos nos cursos de graduação em Ciência da Computação e cursos a ns. Esses desa os impactam na qualidade dos produtos e podem colocar em risco a continuidade de um projeto. Logo, percebe-se a existência de um dé cit no ensino da disciplina que impacta na indústria bem como a falta de conexão em ambos os contextos. A disciplina costuma ter um modelo de ensino tradicional, diante desse cenário, este trabalho elencou metodologias e atividades, com foco em documentação, que dinamizem o ensino. Foi necessário realizar uma revisão sistemática da literatura bem como a realização de survey com professores e engenheiros. Concluiu-se que no contexto da academia muitos desa os, que impactam na indústria, podem ser contornados. Há também a necessidade de atividades mais práticas e novas abordagens em sala de aula. Na indústria, recomendase a colaboração com à academia. Desta forma, uma vez identi cadas as demandas do setor, a academia pode proporcionar aos futuros pro ssionais uma formação baseada nas habilidades esperadas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM