Navegando por Autor "Silva, Joana Barbosa"
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Artigo Alimentação escolar em tempos de COVID-19: o papel do centro colaborador em alimentação e nutrição no estado do Rio Grande do Norte(Segurança alimentar e nutricional, 2021-03-04) Neves, Renata Alexandra Moreira das; Silva, Rônisson Thomas de Oliveira; Rosas, Cláudia Santos; Silva, Joana Barbosa; Nogueira, Gerlane Karine Bezerra; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; https://orcid.org/0000-0003-1014-0536; https://orcid.org/0000-0002-9779-5043; https://orcid.org/0000-0003-3217-9589; https://orcid.org/0000-0003-3864-703X; https://orcid.org/0000-0002-3619-5749; https://orcid.org/0000-0002-3702-8379; https://orcid.org/0000-0001-6360-3771Em virtude do impacto da pandemia o Brasil suspendeu, em meados de março de 2020, as aulas e atividades presenciais em toda a rede de ensino municipal, estadual e federal. Diante desse cenário repleto de desafios que o Programa de Alimentação Escolar (PNAE) teve que se apropriar, os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição (CECANEs) se tornaram importantes prestadores de serviços para viabilizar a distribuição adequada dos gêneros alimentícios obtidos por meio de recursos financeiros recebidos. Com isso, este trabalho pretende relatar as ações remotas realizadas pelo CECANE/UFRN com 167 municípios do Rio Grande do Norte apoiando a distribuição da alimentação escolar no estado. Foi observado o panorama do serviço, destacando as diferentes situações e dificuldades enfrentadas durante a execução. Foram realizadas ações de orientação acerca da montagem e distribuição da alimentação escolar, prestação de contas e participação do controle social. Este trabalho objetiva firmar e legitimar o papel do CECANE para a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no cenário da alimentação escolar e reforça a importância de investigações acerca da logística de montagem e distribuição dos alimentos no território nacional, evidenciando a diversidade e dificuldades locaisTCC Gestão financeira do PNAE: estudo de casos em entidades executoras do nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-20) Vitorino, Vitor Alcântara Oliveira; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Silva, Joana Barbosa; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; http://lattes.cnpq.br/0535469334881890; Silva, Joana Barbosa; Neves, Renata Alexandra Moreira; https://orcid.org/0000-0003-1014-0536; http://lattes.cnpq.br/6943193132756513Este trabalho teve como objetivo analisar a gestão financeira do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em entidades executoras (EEx) monitoradas pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CECANE-UFRN) no ano de 2022. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando dados secundários, cujo objetivo é analisar a gestão financeira do PNAE no que diz respeito à utilização de recursos próprios pelas EEx, ao cenário de reprogramação financeira e à aquisição de alimentos da agricultura familiar. Foram avaliadas 28 entidades executoras, identificando-se práticas de gestão variadas para execução financeira dos recursos do PNAE para o fornecimento da alimentação escolar. Observou-se que, apesar de avanços em alguns municípios que cumpriram ou excederam as metas de aquisição de alimentos da agricultura familiar, persistem obstáculos relacionados à transparência, capacitação de gestores e ao cumprimento da legislação referente ao uso adequado dos recursos destinados à alimentação escolar. Dentre os municípios analisados, 32% adquiriram 30% ou mais de alimentos provenientes da agricultura familiar, 71% reprogramaram menos de 30% do valor repassado pelo FNDE e 39% ofereceram contrapartida acima de 50%. Dessa forma, o estudo conclui que avanços positivos na gestão dos recursos financeiros estão ocorrendo, contudo, o aprimoramento progressivo da eficiência da gestão continua sendo vital para a melhoria contínua da qualidade da alimentação escolar e para o apoio à economia local, enfatizando o papel do CECANE-UFRN como agente fundamental no monitoramento, assessoria técnica e capacitação das entidades executoras no estado do Rio Grande do Norte.