Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Joana Barbosa da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Alimentação escolar em tempos de COVID-19: o papel do centro colaborador em alimentação e nutrição no estado do Rio Grande do Norte
    (Segurança Alimentar e Nutricional, 2021) Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Silva, RônissonThomas de Oliveira; Rosas, Cláudia Santos; Silva, Joana Barbosa da; Nogueira, Gerlane Karine Bezerra; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Neves, Renata Alexandra Moreira das; https://orcid.org/0009-0001-4777-763X
    Em virtude do impacto da pandemia o Brasil suspendeu, em meados de março de 2020, as aulas e atividades presenciais em toda a rede de ensino municipal, estadual e federal. Diante desse cenário repleto de desafios que o Programa de Alimentação Escolar (PNAE) teve que se apropriar, os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição (CECANEs) se tornaram importantesprestadores deserviços para viabilizar a distribuição adequada dos gêneros alimentícios obtidos por meio de recursos financeiros recebidos. Com isso, este trabalho pretende relatar as ações remotas realizadas pelo CECANE/UFRN com 167 municípios do Rio Grande do Norte apoiando a distribuição da alimentação escolar no estado. Foi observado o panorama do serviço, destacando as diferentes situações e dificuldades enfrentadas durante a execução. Foram realizadas ações de orientação acercadamontagem e distribuição da alimentação escolar, prestação de contas e participação do controle social. Este trabalho objetiva firmar e legitimar o papel do CECANE para a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no cenário da alimentação escolar e reforça a importância de investigações acerca da logística de montagem e distribuição dos alimentos no território nacional, evidenciando a diversidade e dificuldades locais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Cenário da Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-28) Santos, Irys Duanne Guedes dos; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Pinheiro, Liana Galvão Bacural; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Silva, Joana Barbosa da
    Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e visa à transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios destinados a suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, durante o período de 200 dias letivos. Objetivo: Identificar o cenário da aquisição dos alimentos provenientes da Agricultura Familiar (AF) no âmbito do PNAE no estado do Rio Grande do Norte. Metodologia: A obtenção dos dados ocorreu no período de 24/04/2017 à 01/09/2017 em 7 (sete) municípios dos 16 (dezesseis) programados para as assessorias realizadas pelo CECANE/UFRN no ano de 2017 do RN. Utilizando-se o questionário de monitoramento aplicado pelos agentes do PNAE durante o período de assessoria nos municípios. Logo após a coleta dos dados nos questionários, os resultados foram avaliados e analisados tendo como critérios o que está preconizado na Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009 e na Resolução n° 26 de 2013 do FNDE, que ampara a compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. Resultados e Discussão: Dos sete municípios assessorados pelo plano de trabalho do CECANE/UFRN apenas três (3) relataram ter comprado gêneros alimentícios provenientes da AF no exercício anterior (ano de 2016), estes ficando na faixa entre 1% a 30% da compra, no mesmo ano, quatro (4) relataram não ter comprado gêneros da AF; para o exercício atual (ano de 2017) nenhum dos sete municípios assessorados relatou estar comprando gêneros alimentícios provenientes da AF. Assim como, os cardápios avaliados mostram que a oferta dos alimentos da AF, ainda é baixa, considerando a quantidade de produtos provenientes da indústria nas preparações ofertadas. Conclusão: Considera-se que o número de municípios em conformidade com as exigências do programa ainda é relativamente baixo. É notório e crescente o benefício trazido com a inserção dos alimentos da AF na alimentação escolar. Nada obstante, para a realização e sucesso de qualquer política pública da dimensão do PNAE, é necessário um grande nível de articulações, para garantir o sucesso da execução do programa dentro das metas propostas no sentido de oferecer uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Challenges to balance food demand and supply: analysis of PNAE execution in one semiarid region of Brazil
    (Desenvolvimento e meio ambiente, 2020) Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Chaves, Viviany Moura; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Neves, Renata Alexandra Moreira das; Araújo, Maria Arlete Duarte de; Silva, Joana Barbosa da; Bezerra, Paulo Eneas Rolim; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285
    This study intended to address the challenges faced by the National School Feeding Program (PNAE) to implement public purchases from family farming, as they understand their role in the transformation of local food systems. For this, we developed a qualitative, exploratory, and descriptive study, in the state of Rio Grande do Norte, located in the northeastern semiarid region, during the regional assessments done by the Collaborating Center for the School Feeding Program in 2018 and 2019. We analyzed the policy from the perspective of the social actors inserted at the ends of the supply and demand chain through the application of questionnaires and focus groups. There were 188 social actors from 45 municipalities taking part in our data gathering. We examined the meeting of supply and demand based on the performance of the policy in the state, and identified that: i) the percentage of purchases between 2011 and 2017 was, on average, 19.1%, demonstrating that, despite not meeting the recommended rate, the state has progressed its investments in this segment; ii) some limitations characterized the limited effectiveness of public purchases of family farming for schools: lack of federal actions to enhance the value of family farming, unfavorable conditions for local agricultural production, low performance of technical rural assistance, menus do not reflect the offer of family farming, difficulties in preparing and executing the public call and insufficient communication between social actors; iii) Action and decision-making, through street-level bureaucracy, depends on the discretion of the social actors. We believe that this study can collaborate in the understanding of structural problems that affect the implementation of the program and assist in the search for alternatives that are consistent with the current needs, aiming at the construction of sustainable food systems.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Challenges to balance food demand and supply: analysis of PNAE execution in one semiarid region of Brazil
    (Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2020) Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Chaves, Viviany Moura; Neves, Renata Alexandra Moreira das; Araújo, Maria Arlete Duarte de; Silva, Joana Barbosa da; Bezerra, Paulo Eneas Rolim; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; https://orcid.org/0009-0001-4777-763X
    This study intended to address the challenges faced by the National School Feeding Program (PNAE) to implement public purchases from family farming, as they understand their role in the transformation of local food systems. For this, we developed a qualitative, exploratory, and descriptive study, in the state of Rio Grande do Norte, located in the northeastern semiarid region, during the regional assessments done by the Collaborating Center for the School Feeding Program in 2018 and 2019. We analyzed the policy from the perspective of the social actors inserted at the ends of the supply and demand chain through the application of questionnaires and focus groups. There were 188 social actors from 45 municipalities taking part in our data gathering. We examined the meeting of supply and demand based on the performance of the policy in the state, and identified that: i) the percentage of purchases between 2011 and 2017 was, on average, 19.1%, demonstrating that, despite not meeting the recommended rate, the state has progressed its investments in this segment; ii) some limitations characterized the limited effectiveness of public purchases of family farming for schools: lack of federal actions to enhance the value of family farming, unfavorable conditions for local agricultural production, low performance of technical rural assistance, menus do not reflect the offer of family farming, difficulties in preparing and executing the public call and insufficient communication between social actors; iii) Action and decision-making, through street-level bureaucracy, depends on the discretion of the social actors. We believe that this study can collaborate in the understanding of structural problems that affect CHAVES, V. M. et al. Challenges to balance food demand and supply: analysis of PNAE execution in one semiarid region of Brazil471the implementation of the program and assist in the search for alternatives that are consistent with the current needs, aiming at the construction of sustainable food systems.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – antes e durante a pandemia do COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-04) Silva, Giovana Beatriz Barros Firmino da; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Neves, Renata Alexandra Moreira das; http://lattes.cnpq.br/6943193132756513; http://lattes.cnpq.br/0535469334881890; http://lattes.cnpq.br/8340027473368537; Silva, Joana Barbosa da; 6939356901594168
    Este trabalho teve como objetivo analisar a atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) antes e durante a pandemia do COVID-19 no estado do Rio Grande do Norte. Para a coleta das informações, foram utilizados os relatórios fornecidos pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFRN). Para a coleta de informações nos relatórios, sobre a atuação dos CAEs, foi construído um check list contendo todas as atribuições que competem aos membros do CAE, definidas pelas legislações vigentes nos anos de 2019 e 2020. Como resultado, verificou-se que o ano de 2020, onde a pandemia estava crescente, a atuação dos CAEs teve interferências, dificultando o controle social, tal fato é justificado devido a necessidade de isolamento. Foi constatado nos CAEs analisados pontos satisfatórios acerca da atuação dos conselhos, porém, alguns aspectos importantes ainda precisam de aperfeiçoamento.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM