Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Johnny Jonas do Nascimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da prática de conjunto na escola especializada em música: metodologia, processo de composição e arranjo de base
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-18) Silva, Johnny Jonas do Nascimento; Rocha, João Gomes da; Rocha, João Gomes da; Júnior, Valdier Ribeiro Santos; Severo, José Simião
    A pesquisa proposta trata de uma investigação sobre a importância da disciplina prática de conjunto na escola especializada em música, dando ênfase ao processo metodológico direcionado as práticas de composição e arranjo de base com alunos da escola de música Casa Talento localizada na cidade de Natal/RN. Este trabalho visa investigar se as práticas coletivas relacionadas à composição e arranjo de base podem oferecer avanços significativos no aprendizado musical, estimulando o desenvolvimento dos participantes, e tem como objetivo apresentar atividades relacionadas às práticas de composição e arranjo musical, com vistas a fomentar o desenvolvimento e a emancipação musical dos alunos pesquisados, tendo como fundamentação teórica a reflexão e problematização de autores que tratam das práticas musicais coletivas como: Grossi (2009), Pinto (2005), Passos (2005) e da composição como: Howard (1991). A pesquisa foi pautada em um método qualitativo e caracterizada como uma pesquisa-ação. Foi usada como coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e atividades em processos graduais que permitissem aos alunos a aquisição de experiências práticas baseadas na elaboração de duas composições. Os resultados obtidos apresentaram experiências vivenciadas através de atividades relacionadas à elaboração de composição e arranjo mostrando um desempenho considerável na independência e domínio de conteúdos teóricos que foram usados na prática. Conclui-se que as atividades musicais relacionadas ao processo empírico podem oferecer meios de desenvolvimento musical proporcionando aos alunos aumento na capacidade criativa.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM