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Navegando por Autor "Silva, Jomar Ricardo da"

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    Dissertação
    Do mestre aos discípulos: o legado educacional de Nestor dos Santos Lima (1910-1930)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-13) Amorim, Sara Raphaela Machado de; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/4398674052996842; Silva, Jomar Ricardo da; ; http://lattes.cnpq.br/5186606617680167; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
    Este estudo analisa a prática pedagógica do educador norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima, durante 1910 a 1930, período no qual se concentra seu maior número de publicações sobre as questões educacionais. Almejamos compreender de que forma este intelectual contribuiu para o desenvolvimento do sistema de ensino primário através de seus escritos sobre os princípios e métodos do ensino de leitura e escrita, aplicados nos Grupos Escolares do Estado. Nestor Lima desenvolveu uma ampla atuação na sociedade, frente a cargos como a presidência do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), direção da Escola Normal de Natal e do Departamento de Educação do Estado. Publicou diversas obras de cunho educacional, como os Regimentos Internos para os Grupos Escolares, Escolas Isoladas, Escolas Rudimentares e Conselho de Educação. Neste estudo destacamos as lições de metodologia para o ensino da leitura e escrita, direcionadas aos alunos da Escola Normal de Natal, publicadas na coluna Pedagogia do Jornal A República. Nestes materiais observamos que os aspectos que compunham a prática desenvolvida por Nestor Lima envolviam desde questões morais e cívicas, a preocupação com a formação docente na Escola Normal de Natal e o Celibato Pedagógico Feminino. Observamos que a preocupação com as práticas de leitura e escrita estão presentes na obra desse educador como legado importante para as gerações que se sucedem. Fica evidente em suas produções que ele buscou uma melhor qualificação dos professores para que assim o nível do ensino primário pudesse evoluir
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    Tese
    A educação da mulher em Lima Barreto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-22) Silva, Jomar Ricardo da; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/5186606617680167; Machado, Charliton José dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792579T4; Nunes, Maria Lúcia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3488638146623774; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Pinheiro, Rosánalia de Sá Leitão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762962D6; Santos, Ligia Pereira dos; ; http://lattes.cnpq.br/3276943338566102
    Apesar das nuances que impelem seus estudiosos, no debate em relação aos seus escritos, a rotulá-lo de misógino ou de filógino, Lima Barreto constrói uma concepção educativa da mulher em suas produções ficcionais. Portanto, o nosso objetivo é compreender, através de indícios presentes na obra deste escritor, como se efetivava a educação das mulheres, no início do século XX, para a consecução da diferenciação histórica das relações de gênero. Justificamos o recorte em razão da periodicidade da divulgação da obra de Lima Barreto ter começado em 1900, com a publicação das crônicas em jornais, até a sua morte em 1922. Para tanto, identificamos os códigos e regras forjados nos processos sociais para assimilação pela criança, através de diversas instituições, com a finalidade de instigar a produção de comportamentos e práticas sociais representados nas maneiras de estar homem e mulher numa sociedade em processo de mudança. Entendemos as relações de gênero no interior de uma sociedade através do conceito de configuração, tratado por Norbert Elias (1970) como os laços de interdependência a jungir os indivíduos. Em se tratando de realizar uma pesquisa sobre a obra de Lima Barreto, o emprego do método indiciário proposto por Ginzburg (1989), com o objetivo de reconstruir uma concepção de educação para a mulher demonstra ser mais adequado. Os romances e contos analisados apontam para a construção de categorias como educação da mulher, família, amor e sedução, que demonstram o engajamento do escritor Lima Barreto com os problemas sociais do período investigado. Concluímos que a diferenciação de gênero se constituiu na educação familiar, de forma diferenciada para homens e mulheres e incutiu neles uma perspectiva de casamento que, quando consumado, representava uma frustração para as mulheres, levando-as a empreender práticas de enfretamento às estratégias de dominação através da vida celibatária ou do adultério. Esta pesquisa é uma reflexão a partir de determinadas representações como justiça, respeito e deveres, que foram as ideias defendidas por Lima Barreto em sua obra, tanto para as situações mais amplas da vida social quanto para as relações de gênero em particular
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