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Navegando por Autor "Silva, Jordana Nayane"

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    TCC
    Abordagem da estatística nos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Silva, Jordana Nayane; Silva, Renilma Pereira da; http://lattes.cnpq.br/1669171314049567; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=15FCFC5C4CAAC930911DD4EABE423226#; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838
    Na sociedade da informação, o desenvolvimento de habilidades relacionadas à análise, interpretação, representação e pensamento crítico são fundamentais para o exercício da cidadania e a tomada de decisão. O reconhecimento da importância do desenvolvimento de tais habilidades é refletida na construção dos documentos curriculares nacionais para a Educação Básica. Na década de 90, conteúdos estatísticos e probabilísticos foram incluídos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) através do eixo de Tratamento da Informação. Recentemente, em 2018, esse reconhecimento foi reafirmado e fortalecido com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual incorpora dentro da área de Matemática, uma unidade temática intitulada “Probabilidade e Estatística”, que deve ser trabalhada de forma obrigatória em cada ano do Ensino Fundamental. Se por um lado a Estatística ganhou espaço nos currículos escolares da Educação Básica, em contrapartida, surge uma preocupação sobre a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática para atender às expectativas da BNCC, especificamente, quanto ao desenvolvimento do letramento estatístico. Desde a fase da elaboração, a BNCC tem sido objeto de discussão de pesquisadores e professores em todo o país. A principal preocupação consiste na implementação do documento e, sobretudo, nas implicações práticas (sociais e políticas) da reforma. Sendo assim, existe a necessidade de documentos que orientem os professores e a equipe escolar na elaboração de propostas pedagógicas alinhadas ao novo modelo de ensino. Nesse contexto, a partir de uma revisão de literatura e das diretrizes nacionais e internacionais da área de Educação Estatística, um dos objetivos desta pesquisa consiste em realizar uma avaliação crítica e reflexiva da unidade temática de Probabilidade e Estatística para os Anos Finais do Ensino Fundamental, especificando diferenças e similaridades entre o eixo temático Tratamento da Informação dos PCNs e as diretrizes internacionais. Além disso, busca-se descrever as fragilidades que podem dificultar a implementação da reforma na Educação Básica como, por exemplo, a falta de capacitação do professor. Outro objetivo desta pesquisa é apresentar e descrever uma proposta didática que utiliza a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para abordar conceitos estatísticos em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no Estado do Rio Grande do Norte. O intuito da proposta é mostrar como a ABP pode viabilizar o desenvolvimento de habilidades e competências listadas na BNCC, promovendo uma aprendizagem significativa.
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