Navegando por Autor "Silva, José Denilson de Souza"
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Dissertação Abordagens interdisciplinares no ensino de física: o conceito de energia e fenômenos de rotação aplicados a diferentes áreas do conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-17) Silva, José Denilson de Souza; Barreto, Ciclamio Leite; http://lattes.cnpq.br/2532760140534053; http://lattes.cnpq.br/0033805995397603; Costa, Jefferson Soares da; Silvera, Fernando Lang daNo cenário do Ensino de Física, as aulas interdisciplinares podem estimular o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação. Ao trabalhar com temas interdisciplinares, os alunos são desafiados a pensar de forma mais ampla e a aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas para resolver problemas complexos. Temas interdisciplinares tendem a ser mais próximos da realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais interessante e relevante. Isso pode aumentar o engajamento e a motivação para aprender. O conceito de Energia e os fenômenos de Rotação, se manifestam em leis fundamentais, como por exemplo, os princípios de conservação da energia e do momento angular. Em um estudo interdisciplinar, os temas de Energia e Rotação são de suma importância, tanto na física clássica, quanto na moderna. A energia proveniente da alimentação é essencial para o funcionamento do corpo humano, sendo obtida a partir dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos, especialmente carboidratos, proteínas e gorduras. Por sua vez, o movimento girante de corpos rígidos em torno de um eixo fixo é um modelo aplicável às situações de rotação, como no caso da centrifugação. Diante dos tópicos apresentados, a presente dissertação tem como objetivo a aplicação de uma sequência didática sistematizada para uma turma da segunda série do ensino médio em uma escola situada na cidade de Parnamirim/RN. A fundamentação teórica neste trabalho se baseia nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e na aprendizagem significativa de David Ausubel, além da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), possibilitando a divisão da sequência didática em dois momentos, com quatro encontros cada, totalizando oito aulas e 400 minutos no total. Propõe-se, então, uma abordagem aplicada e dinâmica, com o uso de questionários avaliativos, estudo de caso, experimento de fácil acesso e, além disso, simulação virtual com o software PhET da Universidade do Colorado, EUA. Após a aplicação do produto educacional, evidenciou-se que os objetivos traçados anteriormente foram alcançados satisfatoriamente. Durante as atividades, obtivemos resultados condizentes com a proposta desenvolvida e apresentada para os estudantes. Assim, portanto, os dados e recortes coletados para análise durante a aplicação da sequência didática, mostrou-se como positivo no contexto de integrar esses conceitos de maneira prática, lúdica e significativa.