Navegando por Autor "Silva, José Edmilson Felipe da"
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Tese O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental(2016-07-29) Silva, José Edmilson Felipe da; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; ; http://lattes.cnpq.br/6659991013563878; Melo, Ana Dorziat Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/3204338503691476; Vieira, Francileide Batista de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Ribeiro, Marcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Limeira, Nídia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/8473111089898117Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo as práticas e narrativas no currículo de uma escola municipal decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional natalense por meio dos CBRS – Complexos Bilingues de Referências para Surdos. Com fundamento na abordagem sócio-histórica (FREITAS, 2003); e aporte em Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) e nos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; MATTELART, NEVEU, 2004) com ênfase nos Estudos Surdos (DORZIAT, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 201?; LODI, MELO; FERNANDES, 2012). Como aportes teóricos também foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SILVA, 1995), Educação de Surdos (LOPES, 2007; 2013) e Comunidade e Cultura Surda (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, em um dos CBRS da rede municipal de ensino de Natal/RN, tendo como objetivo geral a análise do currículo da E. M. Luiz Maranhão por meio das ações e enunciados de parte de seus profissionais envolvidos com a educação de alunos surdos e como objetivos específicos identificar a concepção de sujeito surdo na proposta dos Complexos e a finalidade da educação desses sujeitos nesses espaços. Como instrumentos, foram utilizados o roteiro de entrevista e os questionários e como procedimentos de pesquisas a observação participante, as entrevistas coletivas e a análise documental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). A análise dos dados fez emergir as contradições e os descompassos nas narrativas e nas práticas curriculares. Diante dos dados analisados, concluímos que, nos anos iniciais no CBRS de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal/RN, os fundamentos e as práticas manifestas vão de encontro à proposta de educação bilíngue do Movimento Surdo. A maioria dos colaboradores, como se pode constatar, concebe o sujeito surdo como deficiente e a educação bilíngue como mais um desdobramento da educação de pessoas com necessidades especiais.Tese Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes(2017-12-07) Albino, Ivone Braga; Duque, Paulo Henrique; ; ; Silva, José Edmilson Felipe da; ; Karnopp, Lodenir Becker; ; Santos, Ricardo Yamashita; ; Vereza, Solange Coelho;Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo.TCC Histórias em Quadrinhos em sala de aula: A construção de saberes através de adaptações literárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Gomes, Carlos Alberto Chagas; Weck, João Tadeu; Andrade, João Maria Valença de; Silva, José Edmilson Felipe daEsta pesquisa observou e descreveu uma experiência didática-pedagógica com a linguagem de quadrinhos em uma instituição da rede privada de ensino no município de Parnamirim-RN. Tal prática ocorreu na disciplina de Língua Portuguesa a partir da utilização de adaptações literárias brasileiras em formato de quadrinhos. Assim, essa pesquisa objetivou Perceber de que forma as HQ vêm sendo utilizadas na escola. Compreender qual é a relação que os sujeitos escolares estabelecem com as HQ neste contexto. Identificar as potencialidades que os sujeitos enxergam no emprego de HQ como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para atingir os objetivos, a abordagem de pesquisa foi de cunho qualitativa e fez uso de elementos da Pesquisa-Ação e Etnografia e, como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a observação, entrevistas e aplicação de questionários. Durante a investigação se constatou que a compreensão de um produto cultural tão complexo como a História em Quadrinhos exige a identificação de seus elementos característicos e da maneira como sua narrativa é articulada. Fornecer elementos para o entendimento desta linguagem é fator essencial para a efetiva utilização em sala de aula. Na parte final, foram elencados elementos a título de sugestão (e reflexão) sobre o uso da linguagem de quadrinhos em sala de aula.