Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, José Lucas Teixeira da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O auxílio de metodologias ativas no ensino de ESL e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, José Lucas Teixeira da; Contiero, Lucineia; http://lattes.cnpq.br/3161259827335104; Fernandes, Lenir da Silva; http://lattes.cnpq.br/2036319665492303; Gouveia, Nilo Guimarães
    Tradicionalmente, o ensino de inglês como segunda língua (ESL) era centrado, sobretudo, na memorização e na tradução, o que limitava o engajamento dos alunos e sua capacidade de aplicar o idioma de forma fluente. No contexto contemporâneo, surge a necessidade de inovação quanto aos métodos de ensino, dando mais espaço para métodos mais interativos e com foco participativo, como é o exemplo das Metodologias Ativas, que emergem, já no século passado, como uma abordagem eficaz frente aos métodos tradicionais. Este estudo referencial bibliográfico traz uma abordagem sobre a contribuição das metodologias ativas: Design Thinking, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Tarefas (TBL) e Aprendizado Baseado em Projetos (PBL), destacando como elas podem contribuir para um aprendizado mais dinâmico e eficaz da LI, uma vez que envolvem os alunos de maneira mais participativa, incentivando a colaboração, a autonomia e o uso do idioma em contextos reais. Este estudo é de natureza qualitativa (Denzin e Lincoln, 2006) e configura-se como uma revisão bibliográfica (Gil, 2002) com o intuito de investigar o uso de metodologias ativas no ensino de Língua Inglesa como Segunda Língua (ESL) e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente, respondendo às seguintes questões: (i) Quais metodologias ativas têm sido aplicadas no ensino de ESL? (ii) De que maneira essas metodologias contribuem para a melhoria do aprendizado dos alunos? (iii) Quais desafios e benefícios estão associados à implementação de metodologias ativas no ensino de ESL? Os resultados obtidos evidenciam que a adoção de metodologias ativas no ensino de ESL pode transformar a experiência do aprendizado, preparando os alunos para um uso mais competente e prático do inglês através da alta interatividade, beneficiando-lhes em vários aspectos, especialmente de um contexto social globalizado.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM