Navegando por Autor "Silva, José Lucas Teixeira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O auxílio de metodologias ativas no ensino de ESL e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, José Lucas Teixeira da; Contiero, Lucineia; http://lattes.cnpq.br/3161259827335104; Fernandes, Lenir da Silva; http://lattes.cnpq.br/2036319665492303; Gouveia, Nilo GuimarãesTradicionalmente, o ensino de inglês como segunda língua (ESL) era centrado, sobretudo, na memorização e na tradução, o que limitava o engajamento dos alunos e sua capacidade de aplicar o idioma de forma fluente. No contexto contemporâneo, surge a necessidade de inovação quanto aos métodos de ensino, dando mais espaço para métodos mais interativos e com foco participativo, como é o exemplo das Metodologias Ativas, que emergem, já no século passado, como uma abordagem eficaz frente aos métodos tradicionais. Este estudo referencial bibliográfico traz uma abordagem sobre a contribuição das metodologias ativas: Design Thinking, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Tarefas (TBL) e Aprendizado Baseado em Projetos (PBL), destacando como elas podem contribuir para um aprendizado mais dinâmico e eficaz da LI, uma vez que envolvem os alunos de maneira mais participativa, incentivando a colaboração, a autonomia e o uso do idioma em contextos reais. Este estudo é de natureza qualitativa (Denzin e Lincoln, 2006) e configura-se como uma revisão bibliográfica (Gil, 2002) com o intuito de investigar o uso de metodologias ativas no ensino de Língua Inglesa como Segunda Língua (ESL) e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente, respondendo às seguintes questões: (i) Quais metodologias ativas têm sido aplicadas no ensino de ESL? (ii) De que maneira essas metodologias contribuem para a melhoria do aprendizado dos alunos? (iii) Quais desafios e benefícios estão associados à implementação de metodologias ativas no ensino de ESL? Os resultados obtidos evidenciam que a adoção de metodologias ativas no ensino de ESL pode transformar a experiência do aprendizado, preparando os alunos para um uso mais competente e prático do inglês através da alta interatividade, beneficiando-lhes em vários aspectos, especialmente de um contexto social globalizado.