Navegando por Autor "Silva, Jucely Regis dos Anjos"
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Dissertação Como rasurar a paisagem: corpo e subjetividade em Ana Cristina Cesar(2016-07-29) Silva, Jucely Regis dos Anjos; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; ; http://lattes.cnpq.br/5511100679976272; Pellejero, Eduardo Anibal; ; http://lattes.cnpq.br/1224372202417906; Teixeira, Renata Pimentel; ; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024No Brasil, década de 70, diferentes manifestações artísticas sugerem que o sentido da obra acontece na interação entre objeto e o corpo do artista e do espectador. Os poetas marginais propõem a escrita como experimentação, mais além da significância e da subjetivação. Isso significa pensar a escrita como acontecimento: aquilo que introduz na HHistória a diferença. Desse modo, propusemos acompanhar, na escrita de Ana Cristina Cesar, a construção de um rizoma entre vida e escrita. Abordamos os poemas de Poética (2013), especialmente do livro A teus pés (1998). Adotamos, para tanto, a perspectiva das linhas, pois estas se opõem ao sistema pontual da memória e da história. A sintaxe particular dessa escrita expressa uma escolha pelo movimento, pelo devir, não se fixando num sistema representativo. Contribuem para a análise: os conceitos de “rostidade”, “rizoma” e “devir” (DELEUZE; GUATTARI, 2012); a discussão crítica de Ana Cristina Cesar a respeito da incomunicabilidade da experiência e da exploração da figura do autor pela cultura oficial (CESAR, 1999); o pensamento sobre a relação literatura e vida (DELEUZE, 2011), sobre a imagem-movimento do cinema (DELEUZE, 1986), sobre o tempo e o acontecimento (DELEUZE apud PELBART, 2004); a noção de “instante do ato” (CLARK, 1980).Dissertação Dança, educação, corpo e ancestralidade: processo de criação em dança antirracista na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, no município de Lajes, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Faria, Larissa Araújo de; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/1358727175483124; Thomé, Renata Viana de Barros; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Silva, Jucely Regis dos AnjosA presente pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo cartográfico, um processo de criação em dança antirracista na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, no município de Lajes, RN. A intervenção de criação em dança vem mostrar trajetórias pedagógicas e transgressoras que viabilizam a implementação da Lei nº 11.645 no ambiente escolar. Foram realizados estudos sobre a importância da dança para educar e fortalecer a transgressão dos corpos, com a improvisação em dança, construindo uma trajetória autônoma e antirracista para os discentes. Além disso, este trabalho pretende mapear processos ancestrais e subjetivos dos “corpos-territórios” de saber, que dançam e contam suas histórias, mas que também têm suas memórias reconhecidas e potencializadas. Isso acontecerá por meio de vivências da pesquisa das danças afro, a circularidade, o peso, as direções, o movimento e a pausa, usando o recurso do improviso para a criação, no jogo da capoeira e do samba de roda. A pesquisa está amparada pelas leis da educação e fundamentada pelo diálogo com os pesquisadores que constroem na sua produção, caminhos possíveis para uma educação antirracista em dança, são eles: Freire (2013), Almeida (2019), Muzanga (2005), Fanon (2008), Moura (2018), Porpino (2018), Oliveira (2005), Santos (2021) e Hooks (2013). A investigação percorre o campo da sensibilidade e das subjetividades, da produção e do reconhecimento da memória ancestral afrodiaspórica dos corpos, para construir um processo de criação da mostra coreográfica, que será apresentada para a comunidade escolar.Tese "Poética quebrada pelo meio": a poesia crítica de Ana Cristina Cesar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-23) Silva, Jucely Regis dos Anjos; Pellejero, Eduardo Anibal; http://lattes.cnpq.br/1224372202417906; http://lattes.cnpq.br/5511100679976272; Santos, Cássia de Fátima Matos dos; Tavares, Otávio Guimarães; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7525-5997; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; Lima, Tania Maria de AraújoAna Cristina Cesar elaborou uma obra de destaque no contexto literário da década de 70 no Brasil, devido ao caráter pensante de sua literatura, reconhecido pela crítica literária. Partindo dessa visão, esta tese de doutorado investigou a criação de uma poesia crítica constituída pelas “transcriações” (CAMPOS, 2015) que a autora realizou da “tradição moderna” (PAZ, 2013) e da poesia marginal. Para tanto, realizou-se, inicialmente, a confrontação dos poemas de Cacaso, Chacal e Ana Cristina Cesar com os estudos críticos de Pereira (1981), Hollanda (2004; 2007; 2014) e Santiago (2000; 2002). Em seguida, efetivou-se uma análise comparativa de textos de Ana Cristina Cesar, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, especialmente dos livros Poética e Crítica e tradução (CESAR, 2013; 1999a), Uma faca só lâmina (do volume Poesia completa, MELO NETO, 2020), Poesia crítica (MELO NETO, 1982) e Antologia poética (BANDEIRA, 2013). Por fim, selecionou-se poemas metalinguísticos de Ana Cristina Cesar nos quais ela explicita seus princípios de produção poética e revisa a teoria dos gêneros literários. Ao final deste trabalho, constatou-se que a poesia de Ana Cristina Cesar se posiciona historicamente num horizonte de tensões entre discursos poéticos e críticos, complexificando ainda mais a tradição da ruptura. Tradução, citação e transcriação são recursos bastante utilizados nessa poética que explora por diferentes vieses as possibilidades da linguagem e da literatura, o que torna essencial o seu estudo.