Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Jucielma de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A influência da afetividade no aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Parelhas/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-16) Silva, Jucielma de Souza; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos
    O presente trabalho objetivou identificar como a afetividade contribui no processo de ensino aprendizagem, discutindo assuntos como, ambiente escolar e as práticas pedagógicas nesse ambiente, por meio do tema “A influência da afetividade no aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Parelhas/RN”; tendo como base para tais discussões a pesquisa bibliográfica por meio de autores como Eugênio Cunha (2007,2010), Paulo Freire (1986,1993), dentre outros, que ajudaram a reforçar e discutir a importância da afetividade; a pesquisa documental que teve como aparato PPP da instituição, assim como entrevistas com a coordenadora pedagógica da escola, professoras e também algumas conversas informais com membros da instituição e da sociedade com o intuito de colher opiniões sobre o assunto, como também informações sobre a instituição. Diante da análise e observações, nos deparamos com duas situações distintas. Na primeira encontramos uma prática afetivamente direcionada de forma positiva; na segunda uma prática muito voltada para o tradicionalismo e afetivamente negativa e a mudança de comportamento dos alunos em ambas; na primeira sala apesar de serem crianças menores a ordem se dá com mais facilidade e na segunda as crianças já maiores, existe uma certa dificuldade em respeitar a professora e as regras de convivência.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM