Navegando por Autor "Silva, Juliana da Rocha e"
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Dissertação A concepção de ensino sob medida na obra hygiene mental e educação (1927), de Luiz Antônio dos Santos Lima(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-05) Silva, Juliana da Rocha e; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6; ; http://lattes.cnpq.br/6762243998956194; Rocha, Heloísa Helena Pimenta; ; http://lattes.cnpq.br/9990513381571092; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4Esta dissertação examina a concepção de ensino sob medida proposta pelo médico e educador potiguar Luiz Antonio dos Santos Lima, em sua tese de doutoramento Hygiene Mental e Educação , publicada no ano de 1927. Para tanto, partimos da hipótese de que esse pensador apropriou-se de parte da teoria educacional formulada por Èdouard Claparède especificamente, dos conceitos de ensino sob medida e educação completa pensados pelo suíço e, considerando a realidade social brasileira do início do século XX, ressignificou esses conceitos, adaptando-os ao contexto do país. Para a execução do proposto, optou-se pelo estudo bibliográfico, no qual foi feito o aporte teórico da investigação, tendo como referência os autores cujos estudos remetiam ao momento histórico brasileiro do final do século XIX e início do século XX, nosso recorte temporal. Quanto à compreensão e tratamento metodológico do discurso, tido como socialmente construído, aderiu-se ao enfoque analítico das postulações foucaultianas, nas quais a sociedade disciplinar é analisada a partir das relações de poder e saber nela existente. A principal fonte de pesquisa foi a obra Hygiene Mental e Educação , publicada como requisito da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro para Luiz Antonio obter o diploma de médico. Desse modo, constatou-se que a concepção de ensino sob medida para a educação completa dos escolares, proposta na tese de doutoramento de Luiz Antonio dos Santos Lima, estava relacionada às anormalidades de caráter mental que as crianças pudessem apresentar. O ensino escolar pensado pelo potiguar seria na medida dos desvios morais, intelectuais e comportamentais do indivíduo e faria uso das práticas de higienização das mentes num processo normalizador que, voltado para o futuro civilizado e desenvolvido da nação brasileira, controlaria, vigiaria e corrigiria os pensamentos dos escolaresTese As medidas de higiene mental propostas por Luiz Antonio dos Santos Lima e a Legislação Educacional Norte-Rio-Grandense (1889-1930)(2017-05-19) Silva, Juliana da Rocha e; ; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; ; http://lattes.cnpq.br/6762243998956194; Rocha, Heloísa Helena Pimenta; ; http://lattes.cnpq.br/9990513381571092; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Paiva, Marlucia Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; Medeiros Neta, Olívia Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143Esta investigação relaciona as medidas de higiene escolar propostas pelo médico e educador Luiz Antonio dos Santos Lima, em “Hygiene Mental e Educação” (1927b), com a legislação educacional norte-rio-grandense do período de 1889 a 1930. Para tanto, desenvolvemos a tese de que o discurso de higiene apresentado por Luiz Antonio, voltado para a higienização das mentes dos escolares, apresenta um caráter inovador quando relacionado às medidas de higiene presentes no aparato educacional legal do período destacado, ainda voltadas para o asseio do corpo e a limpeza da estrutura dos prédios escolares. Trata-se de uma pesquisa documental-bibliográfica que faz uso da tese de doutoramento “Hygiene Mental e Educação”, publicada em 1927, e de leis, decretos, mensagens governamentais, reformas escolares e relatórios de diretores gerais da instrução pública, datados de 1889 a 1930, no que concerne à higiene escolar. Para análise e interpretação das fontes, fazemos uso do enfoque analítico das postulações foucaultianas, as quais nos ajudam a compreender que os documentos analisados se baseavam num saber médico-científico e produziram um discurso de verdade que visava controlar, corrigir e normalizar os corpos infantis. Além disso, embasamo-nos no pensamento de Canguilhem para a compreensão de como o saber médico passou a arbitrar os padrões que seriam normais e anormais para a vida, fazendo a Medicina deixar de ser a arte da cura para se tornar a ciência das doenças. Percebemos que a tese de doutoramento e a legislação educacional de 1889 a 1930 destacam a necessidade da formação completa – física, intelectual e moral – da criança, estando essa formação diretamente condicionada às medidas de higiene que seriam implementadas no ambiente da escola. As medidas de higiene analisadas nas fontes dessa pesquisa se complementam no sentido de trazerem diferentes caminhos para se atingir um mesmo anseio educacional e de mostrarem os lados de um mesmo discurso que tinha como base a influência da Medicina na Educação. Acreditamos que a concepção de higiene escolar defendida por Luiz Antonio dos Santos Lima apresentou um caráter inovador frente à legislação educacional na medida em que se debruçou no aspecto mental apresentado por cada cada criança em idade escolar. O potiguar explica detalhadamente como a prática educativa deveria prevenir, corrigir e controlar os desvios mentais apresentados pelos indivíduos. Assim, percebemos o pensamento educacional de Luiz Antonio dos Santos Lima como um marco novo para o movimento de higiene defendido no estado do Rio Grande do Norte.