Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Juliclênia Thuany da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O papel da lateralidade no desenvolvimento psicomotor na educação infantil: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Silva, Juliclênia Thuany da; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Morais, Maryana Pryscilla Silva de
    O referido trabalho de pesquisa buscou descrever e analisar a função da lateralidade no processo psicomotor das crianças. A psicomotricidade na perspectiva da ciência é entendida como um campo transdisciplinar que discorre sobre a investigação e no estudo das relações e influências sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade. Pensando na importância da educação psicomotora e a formação integral da criança, na qual corresponde à relação existente entre a mente e o movimento da criança, tornou-se necessário compreender de forma mais aprofundada essas relações e sua ligação com a alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a literatura em língua portuguesa, na forma de artigos científicos, publicados nos últimos 10 anos, sobre o papel da função da lateralidade no desenvolvimento psicomotor de crianças na educação infantil. Tendo como o 1º objetivo específico: Identificar conceitos de psicomotricidade e suas definições na concepção de renomados autores. E o 2º objetivo específico seria o de analisar se o desenvolvimento lateral interfere ou não no processo de alfabetização. A metodologia adotada foi de uma revisão narrativa. Como resultado constatou-se que a má formação no desenvolvimento lateral das crianças em período de alfabetização, quando não estabelecidas na idade correta, pode acarretar dificuldades na escrita, na leitura, na direção gráfica, entre outros transtornos de alfabetização.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM