Navegando por Autor "Silva, Kadja Marluan da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Kadja Marluan da; Gaulke, Tamar Genz; Luna, Camila Larissa Firmino de; Araújo, Anderson Henrique Simões deO presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical, social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico, baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim, destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino.