Navegando por Autor "Silva, Kaio Fernando Cândido da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O impacto do pibid na formação dos licenciandos em educação física da UFRN: percepção dos ex-pibidianos do edital 23/2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-01) Silva, Kaio Fernando Cândido da; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491O presente estudo analisa as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos licenciandos em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco na percepção dos ex-bolsistas do edital 23/2022. O procedimento metodológico se pautou em uma abordagem qualitativa dos dados, através de um questionário contendo dez questões abertas que investigaram as motivações para ingresso no programa, dificuldades enfrentadas, experiências docentes e impactos na construção da identidade profissional. Os resultados indicaram que o PIBID foi essencial na integração entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, maior segurança no ambiente escolar e fortalecimento da identidade docente. Além disso, o programa contribuiu significativamente para a permanência dos licenciandos no curso, tanto pela experiência prática quanto pelo suporte financeiro das bolsas. As vivências proporcionadas pelo PIBID ampliaram a percepção sobre a relevância da Educação Física como área de conhecimento e prática pedagógica, destacando seu papel na formação integral dos alunos. O estudo conclui que o programa é uma política pública transformadora e indispensável para a formação inicial de professores