Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Kaio Fernando Cândido da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O impacto do pibid na formação dos licenciandos em educação física da UFRN: percepção dos ex-pibidianos do edital 23/2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-01) Silva, Kaio Fernando Cândido da; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491
    O presente estudo analisa as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos licenciandos em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco na percepção dos ex-bolsistas do edital 23/2022. O procedimento metodológico se pautou em uma abordagem qualitativa dos dados, através de um questionário contendo dez questões abertas que investigaram as motivações para ingresso no programa, dificuldades enfrentadas, experiências docentes e impactos na construção da identidade profissional. Os resultados indicaram que o PIBID foi essencial na integração entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, maior segurança no ambiente escolar e fortalecimento da identidade docente. Além disso, o programa contribuiu significativamente para a permanência dos licenciandos no curso, tanto pela experiência prática quanto pelo suporte financeiro das bolsas. As vivências proporcionadas pelo PIBID ampliaram a percepção sobre a relevância da Educação Física como área de conhecimento e prática pedagógica, destacando seu papel na formação integral dos alunos. O estudo conclui que o programa é uma política pública transformadora e indispensável para a formação inicial de professores
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM