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Navegando por Autor "Silva, Katyuscia Maria da"

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    Livro
    A audiodescrição e o sistema de escrita Braille como recurso de Acessibilidade Comunicacional
    (SEDIS-UFRN,, 2024-10) Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Fernandes, Jefferson Alves; Silva, Katyuscia Maria da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086
    Nesta obra intitulada A AUDIODESCRIÇÃO E O SISTEMA DE ESCRITA BRAILLE COMO RECURSOS DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL você irá desfrutar de conhecimentos que irão acrescentar à sua formação profissional, um diferencial na utilização de estratégias de ensino, de recursos didáticos e, sobretudo, na convivência escolar junto a estudantes com cegueira e baixa visão. O material didático foi organizado em dois eixos, seguindo a proposta original do curso. O Eixo 1: Audiodescrição na Escola, compreende entre outros aspectos, transformar o visual em verbal, abrindo possibilidades de acesso à cultura e à informação, além de contribuir para a inclusão cultural, social e escolar de todos os estudantes com e sem deficiência e/ou necessidade de meios de aprendizagem específicos. O Eixo 2: Ensino do Sistema de Escrita Braille, trata de um sistema de lectoescrita tátil desenvolvido para pessoas com cegueira e baixa visão, na atualidade autenticamente universal, utilizado em todos os idiomas. Seu aprendizado é de suma importância para que você professor/professora possa oportunizar aos estudantes nessa condição visual maior independência na escrita e na leitura, o que proporciona, consequentemente, maior facilidade de comunicação e de socialização, uma vez que o Sistema Braille é a forma de escrita a partir da qual a pessoa com cegueira e baixa visão muito severa escreve e lê de forma independente. Além disso, contribui para continuar a aprender e a ampliar conhecimentos e outros meios de acesso à cultura e promoção da cidadania.
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    Dissertação
    A audiodescrição na formação de professores: um exercício de prática docente com imagens acessíveis
    (2019-10-31) Silva, Katyuscia Maria da; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; Onofre, Eduardo Gomes; ; Viana, Flávia Roldan; ; Fonseca, Gessica Fabiely; ; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes;
    A escola que pretende ser inclusiva tem como um de seus grandes desafios respeitar as diferenças de seus alunos, o que pressupõe a eliminação dos interditos socialmente construídos. Nesse cenário, a audiodescrição emerge como uma tecnologia assistiva, voltada para a garantia de acesso às imagens por alunos com deficiência visual. Assim, o objeto de estudo desta pesquisa está no âmbito da audiodescrição na formação de professores, tendo como objetivo geral investigar os impactos de uma formação em audiodescrição nas práticas docentes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que possibilitem aos alunos com deficiência visual o acesso às imagens. Considerando a interface entre o Atendimento Educacional Especializado e a prática docente em sala de aula comum, tomamos como referência uma abordagem multissensorial e colaborativa da audiodescrição. Metodologicamente, este estudo tem sua base na abordagem qualitativa, consistindo em uma pesquisa-intervenção pautada nos pressupostos bakhtinianos. O campo de investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, tendo como participantes 29 professores(as) e 04 estagiários(as) que atuavam no turno da manhã. A pesquisa envolveu três etapas: 1. oficinas pedagógicas; 2. observação da prática docente; e 3. planejamento e mediação docente. Em função dos limites e do escopo assumido neste trabalho, partimos de um universo maior de professores participando das oficinas pedagógicas de formação em audiodescrição, mas, para a viabilidade do estudo, verticalizamos para a observação e análise da prática de uma única professora que lecionava Língua Portuguesa. Para a construção dos dados, inspirados nas entrevistas coletivas, realizamos rodas de conversas com os participantes e entrevistas individuais com a professora de Língua Portuguesa. Ademais, utilizamos o procedimento de observação da prática dessa professora, com registros no diário de campo, e um questionário de caracterização dos professores. Todas as etapas foram registradas por meio de gravação em áudio, videogravação e fotografias. Como resultados, constatamos que a formação em audiodescrição provocou impactos nas concepções e nas práticas dos professores e, em específico, da professora de Língua Portuguesa. Nesse sentido, ela passou a contemplar a audiodescrição em sua prática, abordada sob a ótica de um uso multissensorial e colaborativo, evidenciando a concepção de que os alunos com deficiência visual, em sua subjetividade, aprendem com todo o corpo e, nesse processo, também os alunos que não têm deficiência visual podem ser beneficiados. A pesquisa também revelou dificuldades e desafios subjacentes à prática docente na esfera escolar, indicando que a formação por si só não é suficiente para o agenciamento da audiodescrição pelos professores. É preciso assegurar, ainda, condições de realização do trabalho docente, construindo espaços de planejamento e reflexão sobre a prática, a fim de efetivar a articulação entre os professores do Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula comum, tendo em vista que, no processo formativo, sendo a escola um espaço de formação, “a gente vai aprendendo com o outro”.
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    TCC
    A formação docente em Teatro: Uma experiência atravessada pela acessibilidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Araújo, Kely Juliana Ferreira de; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://lattes.cnpq.br/5898476205983202; Silva, Katyuscia Maria da; http://lattes.cnpq.br/7931942858835666; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Cerejeira, Thiago de Lima Torreão; http://lattes.cnpq.br/7522422944147959
    Neste trabalho apresento um percurso de formação docente em Teatro a partir de uma experiência atravessada pelo viés da acessibilidade comunicacional e cultural. Com isso, busco refletir sobre minhas vivências artísticas e docentes e reunir elementos a fim de contribuir com a formação docente em Teatro nos dias de hoje, considerando a importância da acessibilidade. O relato de caso aborda meu itinerário formativo nos projetos de extensão “Audiodescrição ao vivo: a acessibilidade de eventos acadêmicos no contexto da UFRN” e “O que Os Olhos Não Veem - A Cena Pelo Avesso e Pelo Verso”, englobando, também, a construção da audiodescrição do espetáculo teatral “Três Encontros com a Alegria” e a experiência no Estágio Supervisionado de Formação de Professores. De tal modo, percebo a potencialidade do ensino de Teatro, que considera e oportuniza os alunos com deficiência visual, evidenciando a necessidade de pensar a acessibilidade comunicacional e cultural no contexto de formação docente da UFRN. Assinalo, por fim, a importância e a necessidade da presença curricular da acessibilidade no Curso de Licenciatura em Teatro, considerando a presença das crianças e jovens com deficiência nos contextos escolares.
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