Navegando por Autor "Silva, Larissa Cíntia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A importância do brincar para a aprendizagem da criança na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Silva, Larissa Cíntia; Morais, Isabela Cristina Santos; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Nascimento, Ilderlândio Assis de AndradeO presente trabalho abordou a importância do brincar para a aprendizagem das crianças na educação infantil, integrando um estudo bibliográfico com observações práticas realizadas em uma escola. O objetivo principal foi investigar como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças e como essas práticas são implementadas no contexto escolar. O estudo incluiu uma revisão sistemática, que revelou que o brincar é um componente essencial do processo educativo. Estudos a cerca desta temática destacaram que atividades lúdicas facilitam a aquisição de habilidades cognitivas e sociais, promovem o desenvolvimento emocional e físico e ajudam na adaptação ao ambiente escolar. A pesquisa bibliográfica forneceu uma coleta documental, base sólida sobre a importância do brincar e as melhores práticas pedagógicas para incorporá-lo no currículo. O relato de caso foi conduzido durante um estágio obrigatório em uma escola de educação infantil, onde foram observadas as práticas de brincar no dia a dia dos alunos. Foi notado que as atividades lúdicas, como jogos de roda e brincadeiras ao ar livre, são fundamentais para o acolhimento das crianças, a interação social e o desenvolvimento motor. A observação também mostrou a importância da inclusão e da adaptação das brincadeiras para atender às necessidades de todas as crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais. O estudo conclui que o brincar deve ser considerado um aspecto central na educação infantil, com suporte tanto na prática pedagógica quanto nas políticas educacionais.