Navegando por Autor "Silva, Larissa de Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A borboleta: a metamorfose pela educação em um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-18) Silva, Larissa de Araújo; Otelo, Renata Celina de Morais; Porpino, Karenine de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de OliveiraO presente artigo versa sobre as experiências vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu principal objetivo é apresentar os registros das atividades realizadas em campo, relacionando a prática pedagógica com os conteúdos e experiências adquiridas ao longo do curso. O trabalho teve como marco teórico a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto é baseado em uma metáfora do ciclo de vida da borboleta, que, ora representa o processo de desenvolvimento do indivíduo, ora o processo do aprendizado vivenciado pela autora e pelas crianças durante o período de estágio. Neste ciclo, destaca-se a comparação entre a crisálida – fase intermediária entre a lagarta e a borboleta – e o processo educacional da dança. O estágio de docência foi realizado com a turma do 4º ano vespertino do Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da UFRN, com a qual ao longo de 12 encontros foram desenvolvidas atividades baseadas no tema “tecnologias”. Dentro desse tema, buscou-se fazer uma viagem pelo tempo, desde o surgimento da dança até os dias atuais, onde as tecnologias têm andado lado a lado com esta expressão artística. Os oito primeiros encontros foram dedicados à composição de uma videodança e os quatros últimos à construção coletiva e ensaio de uma coreografia para ser apresentada durante a festa de São João do colégio. Durante essa construção foi possível constatar que houve um resultado qualitativo a partir de vivências propostas pela autora no decorrer da execução do estágio supracitado