Navegando por Autor "Silva, Layse Maria nogueira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O estímulo do corpo através da sensorialidade: um caminho para se pensar a prática pedagógica e artística no teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Silva, Layse Maria nogueira da; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5802919149219172; Leal, Patrícia Garcia; Silva, Sebastião de SalesEste trabalho representa um processo investigativo centrado na sensorialidade, visando uma reavaliação das práticas artísticas e pedagógicas. Ao longo do meu percurso acadêmico, destaco como os estímulos sensoriais se tornaram fundamentais em minha formação como artista-docente. Todo esse aprendizado culminou na condução de uma oficina teatral realizada primeiro semestre de 2023, no Departamento de Artes da UFRN. A proposta da oficina foi concebida com o objetivo de promover o autoconhecimento, a compreensão do outro e o estímulo das emoções. Como docente, essa experiência proporcionou uma imersão pedagógica e artística, incentivando uma reflexão profunda sobre as bases da educação, desde o chão da escola em que fui formada até o solo acadêmico que agora trilho. Ao revisitar meu próprio percurso, busquei traçar paralelos entre as vivências sensoriais que moldaram minha trajetória e a realidade dos participantes da oficina. O enfoque na sensorialidade revelou-se uma ferramenta crucial para compreender como os corpos se expressam através dos sentidos, influenciando movimentos, pensamentos e reações. Neste contexto, estabeleço diálogo com as contribuições da dançarina e pesquisadora Patrícia Leal (2005), bem como com artigos que exploram a sensorialidade como meio terapêutico, nos trabalhos da renomada artista visual, Lygia Clark. Essas referências enriquecem a fundamentação teórica do trabalho, proporcionando insights valiosos sobre a interseção entre sensorialidade, jogos teatrais, práticas pedagógicas e improvisação. Assim, este estudo não apenas delineia meu percurso de pesquisa, mas também compartilha as descobertas e reflexões oriundas da oficina teatral. No âmbito acadêmico e artístico, a sensorialidade emerge como um fio condutor, conectando passado e presente, permitindo que as experiências vividas se transformem em conhecimento partilhado.