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    Tese
    Estética e metafísica da luz em Marsilio Ficino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-19) Silva, Leila Maria de Jesus da; Macedo, Monalisa Carrilho de; ; http://lattes.cnpq.br/1111715712985263; ; Bezerra, Cícero Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/6374968779536950; Santos, Leonel Ribeiro dos; ; http://lattes.cnpq.br/7707912410094645; Augusto, Maria das Graças de Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/2215674993892252; Silva, Markus Figueira da; ; http://lattes.cnpq.br/0709727083553042
    A filosofia de Marsilio Ficino (1433-1499) é marcada por um aspecto predominantemente vinculador, em que todos os temas convergem para um único movimento circular: do Bem ao Bem. O objetivo da presente pesquisa é demonstrar como, em todo esse processo, a temática da luz representa o liame que atravessa e unifica toda a estética e a metafísica do mestre florentino, sob três perspectivas, que se revelam tanto na sua forma de expressar o mundo, quanto na de concebê-lo ou de com ele interagir. Primeiramente, pretende-se evidenciar que o filósofo da luz assume a racionalidade poética como instrumento adequado para a interpretação da sua original cosmologia. A seguir, desenvolve-se, a partir da recuperação ficiniana das figuras mitológicas das três Graças, – a beleza (Pulchritudo), o amor (Amor) e o prazer (Voluptas) – o modo como a luz parece acionar a dança do Universo, marcada pela intensa dialética do amante (Criatura) e do amado (Criador). A presente investigação conclui abordando a terapêutica solar proposta por Ficino como símbolo do poder humano de reconhecer no espelho do mundo, e em si mesmo, o esplendor da face divina.
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    Dissertação
    A Metafísica da luz em Marsílio Ficino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-09) Silva, Leila Maria de Jesus da; Macedo, Monalisa Carrilho de; http://lattes.cnpq.br/1111715712985263; http://lattes.cnpq.br/3764504331484666; Valle, Lilian de Aragão Bastos do; http://lattes.cnpq.br/2217832994315714; Araújo Júnior, Anastácio Borges de; http://lattes.cnpq.br/7168494762894151
    O objetivo da presente dissertação constitui analisar como a luz assume o sentido de vínculo universal na cosmovisão de Marsilio Ficino, especialmente a partir de suas obras Quid sit lumen, De Sole, De Amore e De Vita. A influência de Marsilio Ficino (1433-1499) na história do pensamento ocidental é impressionante. Além de ter traduzido para o latim textos importantes da tradição neoplatônica, Ficino presidiu a Academia de Careggi, reunindo importantes humanistas no auge do Renascimento. Os seus tratados sobre amor, beleza, luz, magia e imortalidade da alma influenciaram marcantemente a produção de outros pensadores. O tema da luz é de importância fundamental em sua obra, pois está profundamente relacionado com todos os outros aspectos de sua filosofia. Para ele, a luz é emação espiritual que a tudo perpassa, sem se macular. Originada da bondade divina, a luz explode em beleza na multiplicidade, incendiando de amor a alma que verdadeiramente a contempla e que com ela se identifica. O ponto de partida dessa relação amorosa entre homem e divindade. É, portanto, o mundo físico, que oculta em si a luz metafísica.
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