Navegando por Autor "Silva, Leila Priscila Vilela Henriques da"
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TCC Análise da abordagem e relevância da educação financeira no contexto do ensino médio em escola privada no município de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Silva, Leila Priscila Vilela Henriques da; Souza, Henrique Clementino; Silva, Ubiratan Correia; Belisio, Adriano SilvaO estudo realizado buscou compreender as contribuições da educação financeira para os alunos do ensino médio. A pesquisa possui caráter exploratório, descritivo, bibliográfico e de cunho analítico, além disso, é definida como quantitativa, pois, a partir da aplicação de 150 questionários, foi possível mensurar estatisticamente os dados sobre a realidade dos jovens. Como ferramenta de pesquisa foi utilizado o instrumento questionário, que foi aplicado com os alunos do Ensino Médio em uma escola de rede privada na cidade de Natal/RN, além de uma entrevista com o coordenador pedagógico para identificar a visão e a postura da instituição perante o tema trabalhado. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que a educação financeira pode contribuir de forma positiva na postura dos jovens com relação ao dinheiro, estimulando tomadas de decisões conscientes, como a adoção de planejamento financeiro em seu cotidiano. Além disso, a pesquisa detectou que a postura da família interfere consideravelmente nos hábitos de consumo dos jovens e a escola consiste em um ambiente estratégico para abordar o assunto, pois possibilita que o tema seja inserido na realidade dos alunos desde cedo, além de a maioria das famílias não deter conhecimentos sobre a questão para auxiliar na formação dos jovens.TCC Serviço social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Leila Priscila Vilela Henriques da; Pereira, Alane Karine Dantas; Duarte Júnior, Nestor Gomes; Oliveira, Íris Maria deO estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em conta tais fatores, a escola necessita desenvolver estratégias de enfrentamento a essas demandas cada vez mais comum nesse espaço. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, a partir da análise sobre a inserção desse profissional na política de Educação; da Identificação das demandas que surgem para o Serviço Social na educação diante das transformações societárias; além disso, especificar as competências e atribuições privativas do (a) Assistente Social nesse espaço sócio ocupacional de acordo com os parâmetros do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS; e por fim, outro elemento que se revelou importante nesse estudo refere-se ao acompanhamento da luta do CFESS pela aprovação do Projeto de Lei Educação (PL 3688/2000). Portanto, a pesquisa realizada abordará a trajetória desse profissional na política educacional, suas competências e atribuições privativas, bem como os projetos de lei existentes que visam à introdução do assistente social no quadro de profissionais da educação. Optou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com aporte teórico em autores que abordam o tema trabalhado ou relacionado a ele. A partir da análise realizada, pode-se mencionar que a presença do (a) Assistente Social na educação é urgente, e vem ganhando força, pois as expressões da questão social tornam-se cotidianas. Porém, há muitos desafios a serem superados, como o contexto político e econômico que restringe os gastos no âmbito social, ao mesmo tempo em que desafia o profissional a materializar seu Projeto Ético Político Profissional a partir de suas ações nesse contexto adverso; o pouco conhecimento sobre a profissão de serviço social, fazendo com que os Projetos de Lei estabeleçam aos assistentes sociais práticas profissionais conservadoras; além disso, o domínio por parte dos profissionais de suas competências e atribuições para estabelecer os limites de suas práticas profissionais.