Navegando por Autor "Silva, Lenine Marques de Castro"
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TCC Análise da capacidade de carga do óleo de soja epoxidado na lubrificação de engrenagens com o auxílio de um tribômetro FZG modificado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Rocha, Aylla Maria de Moura Alencar; Alves, Salete Martins; http://lattes.cnpq.br/0421056772266808; Cardoso, Raphael Araujo; Silva, Lenine Marques de CastroA finalidade deste estudo é medir a capacidade de carga do óleo de soja epoxidado na lubrificação de engrenagens cilíndricas de dentes retos. Para tanto foi utilizado um tribômetro FZG modificado, projetado e construído sob medida no Grupo de Estudos de Tribologia (GET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tribômetro consiste em duas caixas de engrenagens, uma motora, lubrificada com um óleo padrão, e uma de testes, lubrificada com o óleo que se deseja avaliar o desempenho. Para fins de comparação, foram realizados ensaios com óleo mineral comercial. O procedimento de teste é baseado na norma DIN ISO 14635-1, a qual consiste na aplicação gradativa de torque em um dos eixos do tribômetro, de modo a promover o aumento sistemático da pressão de contato de Hertz no par engrenado, bem como, o aumento do desgaste. Cada teste teve 6 estágios de carga, e a aplicação do carregamento foi realizada por um sistema composto por pinça e disco de freio. Os quatros primeiros estágios são considerados como estágios de running-in. A partir do estágio 5 de carga, a temperatura inicial do óleo na caixa de testes deve ser de 90°C ± 3°C, e, durante a execução do teste a temperatura do óleo pode variar livremente. Ao fim de cada teste, os dentes de uma engrenagem de cada caixa foram inspecionados visualmente a fim de ser observado o desgaste por scuffing ou pitting. Os ensaios foram finalizados e o teste tido como concluído quando a largura total somada de dano nos flancos ativos dos dentes do pinhão excedeu a largura do dente da engrenagem, ou quando o último estágio de carga foi executado sem atender ao critério de falha acima. Dessa forma, foi possível verificar que para esse tipo de contato, o óleo de soja epoxidado teve um desempenho superior ao do óleo mineral, amplamente utilizado na indústria.TCC Projeto mecânico de um tribômetro por fadiga de contato – FZG reduzido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-06) Silva, Lenine Marques de Castro; Alves, Salete Martins; Alves, Salete Martins; Melo, Anderson Clayton Alves de; Silva, Leonardo Chagas daO trabalho desenvolvido apresenta inicialmente a metodologia necessária para o desenvolvimento de um projeto mecânico. Em seguida, expõe as definições de engrenagens e seus componentes bem como a importância desse elemento de máquina nas turbinas de aerogeradores. O estudo segue demonstrando os modos de falha por fadiga das engrenagens e as diversas formas de estudo da fadiga de contato. Por fim, esse trabalho apresenta o projeto mecânico de uma máquina alternativa para o estudo da fadiga de contato na UFRN explicando detalhadamente a função de cada componente.Dissertação Projeto, fabricação, construção e testes de um tribômetro FZG reduzido com carregamento variável(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-05) Silva, Lenine Marques de Castro; Alves, Salete Martins; ; ; Silva, Carlos Henrique da; ; Sousa, Fábio José Pinheiro;A ampla utilização de engrenagens no setor produtivo industrial proporcionam soluções de engenharia para problemas de transmissão de potência e conduzem pesquisas científicas na engenharia mecânica para a melhoria da eficiência reduzindo perdas em função do desgaste e do atrito. Uma das formas de reduzir o atrito e o desgaste é aprimorando a lubrificação das engrenagens. Esse trabalho objetiva construir e testar um tribômetro capaz de reproduzir o contato entre engrenagens cilíndricas de dentes retos visando promover o desgaste nos pares de engrenagens testados. O projeto conceitual se baseou no tribômetro desenvolvido no instituto FZG da Universidade Técnica de Munique que é padronizado pelas normas DIN ISO 14635-1:2000, ASTM D 5182-97 e DIN 51354-1. O tribômetro consiste na transmissão de potência entre duas caixas de engrenagens interligadas por dois eixos paralelos no formato back-to-back de recirculação de potência. O projeto conta com: (a) um sistema de carregamento com massas-padrão que visa acelerar o desgaste nos dentes das engrenagens aplicando torque ao sistema por meio de um sistema de pinça e disco de freio; (b) uma base rígida de perfis de alumínio estrutural que apresenta rigidez e flexibilidade para ampliação do tribômetro no futuro; (c) um limitador de torque mecânico com pré-carga de torque com o intuito de assegurar o engrenamento das engrenagens; e (d) um sistema elétrico controlado por um inversor de frequência programável. Os componentes projetados foram fabricados na UFRN ou adquiridos no mercado e, posteriormente, montados na UFRN. Após a montagem, o tribômetro passou por um ensaio inicial o qual visou: (i) constatar o induzimento ao desgaste nos dentes das engrenagens com auxílio de imagens ampliadas; e (ii) mapear as condições e variáveis de trabalho da máquina. Os parâmetros rotação e carregamento foram variados em um planejamento fatorial 3². A variável de resposta “corrente elétrica” foi analisada com método das superfícies de respostas.