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Navegando por Autor "Silva, Letícia de Lourdes Lunna Gesteira da"

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    TCC
    (Re)imaginar o ensino das leis: uma investigação sobre o espaço da literatura na educação jurídica do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Silva, Letícia de Lourdes Lunna Gesteira da; Medeiros, Morton Luiz Faria de; http://lattes.cnpq.br/0747812901139758; https://orcid.org/0000-0001-8639-3113; http://lattes.cnpq.br/1048401222711328; Souza, Karoline Lins Câmara Marinho de; http://lattes.cnpq.br/8359053253732746; Ferreira, Carlos Wagner Dias; http://lattes.cnpq.br/4173198377395522
    O presente trabalho tem como objetivo geral investigar qual é o espaço que ocupa a Literatura no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal, a partir de três objetivos específicos: i) a partir da revisão bibliográfica, investigar o surgimento e desenvolvimento do movimento Direito e Literatura, a fim de integrar todos os leitores e leitoras acerca dessa área de estudos; ii) a partir da revisão bibliográfica, investigar a perspectiva do projeto humanista do Direito e Literatura no ensino jurídico, na perspectiva dos principais autores e autoras nacionais e, noutro lado, apresentar as principais críticas da academia norte-americana a esse projeto; iii) aplicar formulário de pesquisa junto ao corpo docente da UFRN, campus Natal, e realizar buscas avançadas sobre a estrutura curricular desse curso, por meio do Sistema de Gestão Acadêmica Integrada (SIGAA), a fim de mapear a existência de atividades e componentes curriculares que englobam a leitura de obras literárias no curso jurídico ora discutido. A partir das informações obtidas, conclui-se que há diversos pontos de contato entre o exposto pelos participantes do formulário e as ideias contidas na vertente humanista do Direito e Literatura, quais sejam: formação plural e humanística, tematização, sensibilização e empatia. Nesse ínterim, em razão das críticas apresentadas no estudo, demonstra-se imprescindível observar a necessidade de discussão aprofundada sobre as problemáticas e entraves para a compreensão integrada e minuciosa da Literatura como instrumento de interdisciplinaridade, sob o risco de incorrer nos problemas do ego, do cânone, da erudição e da romantização levantados ao longo da presente investigação.
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