Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Luana Beatriz da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O Ensino de Matemática nos anos iniciais: prática docente e o uso de abordagens matematicamente potentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Silva, Luana Beatriz da Costa; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; 1909246800937354; http://lattes.cnpq.br/1909246800937354; Garcia, Túlia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-9541-9071; http://lattes.cnpq.br/4131095141659610
    Este artigo discute a importância do Ensino de Matemática ocorrer de forma intencional, isto é, que o professor tenha convicção de seus propósitos e saiba exatamente o que faz, porque o faz e quais habilidades procura desenvolver com os seus alunos. Nesse âmbito, optamos por uma pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, realizada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública, localizada na Paraíba. Para tanto, definimos como objetivo geral, apresentar um estudo comparativo­analítico a partir do contexto de abordagens matematicamente potentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Por conseguinte, traçamos como objetivos específicos: definir teoricamente abordagens potentes para o ensino da adição e identificar na prática docente aspectos que indiquem o uso de estratégias de abordagens potentes para o ensino e a aprendizagem desta operação matemática. Diante disso, as análises encontram respaldo teórico, nos estudos de RIBEIRO (2021) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Nosso estudo evidencia que o professor e o seu conhecimento especializado, têm papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, apontamos para a necessidade de se rever a formação inicial e continuada, no que tange ao ensino de Matemática. O artigo é composto de introdução, uma seção com a revisão da literatura, de modo a aproximarmos o leitor ao tema estudado. Na sequência, trazemos o material e método, onde descrevemos os aspectos metodológicos. A seguir, apresentamos os resultados da investigação e finalizamos com as considerações finais acerca das análises e discussões realizadas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM