Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Luanderson Pablo Liborio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Cultura potiguar na aula de Música: um estudo de caso com um professor de música de uma escola estadual do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Silva, Luanderson Pablo Liborio; Oliveira, Mario André Wanderley; Veras, Alan Rommel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7581254197729582; 3051960153236945; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Brietzke, Marta Macedo; http://lattes.cnpq.br/4848871040856090; Barbosa, Francisco Ernani de Lima; http://lattes.cnpq.br/6616967763010332
    Este estudo de caso é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas de um professor da rede básica de ensino que incorpora elementos da cultura potiguar em suas aulas de música. A pesquisa buscou compreender como o professor concebe e implementa atividades que valorizam a diversidade musical local, e de que forma essas práticas contribuem para a construção da identidade cultural dos alunos. Através de uma entrevista semiestruturada, foram analisadas as estratégias e os recursos utilizados pelo professor para integrar a cultura potiguar ao seu ensino. Os resultados indicam que a incorporação de elementos da cultura local contribui para a construção de um currículo mais relevante e significativo para os alunos, promovendo a valorização da identidade cultural e o desenvolvimento de um senso de pertencimento. A pesquisa corrobora com estudos anteriores que apontam para a necessidade de descolonizar o ensino de música, superando a visão eurocêntrica e valorizando a diversidade cultural brasileira. Ao integrar a cultura potiguar às suas práticas pedagógicas, o professor em questão demonstra um compromisso com a promoção de uma educação musical mais justa e inclusiva, que respeita e valoriza a pluralidade cultural.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Cultura potiguar na aula de Música: um estudo de caso com um professor de música de uma escola estadual do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Silva, Luanderson Pablo Liborio; Oliveira, Mario André Wanderley; Veras, Alan Rommel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7581254197729582; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Brietzke, Marta Macedo; http://lattes.cnpq.br/4848871040856090; Barbosa, Francisco Ernani de Lima; http://lattes.cnpq.br/6616967763010332
    Este estudo de caso é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas de um professor da rede básica de ensino que incorpora elementos da cultura potiguar em suas aulas de música. A pesquisa buscou compreender como o professor concebe e implementa atividades que valorizam a diversidade musical local, e de que forma essas práticas contribuem para a construção da identidade cultural dos alunos. Através de uma entrevista semiestruturada, foram analisadas as estratégias e os recursos utilizados pelo professor para integrar a cultura potiguar ao seu ensino. Os resultados indicam que a incorporação de elementos da cultura local contribui para a construção de um currículo mais relevante e significativo para os alunos, promovendo a valorização da identidade cultural e o desenvolvimento de um senso de pertencimento. A pesquisa corrobora com estudos anteriores que apontam para a necessidade de descolonizar o ensino de música, superando a visão eurocêntrica e valorizando a diversidade cultural brasileira. Ao integrar a cultura potiguar às suas práticas pedagógicas, o professor em questão demonstra um compromisso com a promoção de uma educação musical mais justa e inclusiva, que respeita e valoriza a pluralidade cultural.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM