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    Dissertação
    Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-16) Silva, Lucas Gabriel da; Garcia, Tânia Cristina Meira; ; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; ; Diniz, Marco Tulio Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; Araújo, Raimundo Lenilde de; ; http://lattes.cnpq.br/7741473553613369
    A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.
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