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    TCC
    27 anos de protagonismo feminino: uma reportagem multimídia sobre a Letra A Comunicação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Leilany de Oliveira; Bazílio, Emanuele de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-0317-7675; http://lattes.cnpq.br/9529811307840106; http://lattes.cnpq.br/1977639516413907; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Silva, Luciana Salviano Marques da; https://orcid.org/0000-0002-3932-4761; http://lattes.cnpq.br/6337431601224619; Bezerra, Ângela Maria; http://lattes.cnpq.br/4983493841788848
    O presente trabalho tem como objetivo registrar o processo de construção da grande reportagem multimídia “Letra A: 27 anos de protagonismo feminino na comunicação potiguar”. Este projeto busca documentar e narrar a trajetória da Letra A Comunicação, a primeira empresa de comunicação 100% feminina do Rio Grande do Norte, por meio dos relatos das mulheres que desempenharam papéis centrais em sua história, incluindo suas funcionárias, sócias e clientes. Alinhado às inovações tecnológicas do setor em que a empresa está inserida, o estudo se fundamenta nos conceitos de webjornalismo, assessoria de imprensa e protagonismo feminino, oferecendo uma análise aprofundada desses temas no contexto da comunicação contemporânea. Para a realização da pesquisa, foram adotados procedimentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade, análise documental e a aplicação de formulários. Os principais resultados evidenciam a importância de preservar e transmitir às futuras gerações de jornalistas o legado de representatividade feminina, particularmente em contextos de gestão empresarial liderados por mulheres. Além disso, destaca-se o potencial transformador de um mercado amplo e dinâmico, como o da assessoria de imprensa e do webjornalismo, para a promoção de uma comunicação mais inclusiva e plural.
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    TCC
    27 anos de protagonismo feminino: uma reportagem multimídia sobre a Letra a Comunicação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Leilany de Oliveira; Bazílio, Emanuele de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-0317-7675; http://lattes.cnpq.br/9529811307840106; http://lattes.cnpq.br/1977639516413907; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Silva, Luciana Salviano Marques da; https://orcid.org/0000-0002-3932-4761; http://lattes.cnpq.br/6337431601224619; Bezerra, Ângela Maria; http://lattes.cnpq.br/4983493841788848
    O presente trabalho tem como objetivo registrar o processo de construção da grande reportagem multimídia “Letra A: 27 anos de protagonismo feminino na comunicação potiguar”. Este projeto busca documentar e narrar a trajetória da Letra A Comunicação, a primeira empresa de comunicação 100% feminina do Rio Grande do Norte, por meio dos relatos das mulheres que desempenharam papéis centrais em sua história, incluindo suas funcionárias, sócias e clientes. Alinhado às inovações tecnológicas do setor em que a empresa está inserida, o estudo se fundamenta nos conceitos de webjornalismo, assessoria de imprensa e protagonismo feminino, oferecendo uma análise aprofundada desses temas no contexto da comunicação contemporânea. Para a realização da pesquisa, foram adotados procedimentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade, análise documental e a aplicação de formulários. Os principais resultados evidenciam a importância de preservar e transmitir às futuras gerações de jornalistas o legado de representatividade feminina, particularmente em contextos de gestão empresarial liderados por mulheres. Além disso, destaca-se o potencial transformador de um mercado amplo e dinâmico, como o da assessoria de imprensa e do webjornalismo, para a promoção de uma comunicação mais inclusiva e plural.
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    TCC
    Das ondas ao podcast: educomunicação e narrativas sonoras na Vila de Ponta Negra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Hissett, Márcia Le Sénéchal; Medeiros, Hélcio Pacheco de; http://lattes.cnpq.br/5416339555899077; https://orcid.org/0009-0006-8954-5032; http://lattes.cnpq.br/9409183221050778; Rocha Filho, Ruy Alkmim; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Silva, Luciana Salviano Marques da; http://lattes.cnpq.br/6337431601224619
    Esta monografia investiga o podcast como ferramenta de educomunicação, analisando sua trajetória histórica, seu potencial transformador em contextos periféricos e uma experiência prática em uma escola pública da Vila de Ponta Negra (Natal/RN). O Capítulo 1 contextualiza a evolução do podcast no Brasil, desde sua origem amadora (2004) até a profissionalização pós-2015, destacando seu caráter democratizante e desafios como monetização e acessibilidade. O Capítulo 2 discute a educomunicação, com base em Freire (1985), Kaplún e Soares (2011), enfatizando seu papel na formação de leitores críticos da mídia. O Capítulo 3 relata a produção do podcast Nas Ondas da Vila, realizado por estudantes, que abordou temas como cultura local, esporte e meio ambiente, usando celulares e plataformas gratuitas. A metodologia combinou revisão bibliográfica, análise de dados da ABPOD (2025) e relato de experiência. Os resultados indicam que o podcast: (1) amplificou vozes comunitárias, como a do Reisado e dos jogos escolares; (2) desenvolveu habilidades em comunicação e trabalho em equipe; (3) enfrentou limitações técnicas e de engajamento. Conclui-se que o formato é viável para projetos educomunicativos, mas requer infraestrutura, formação docente e políticas públicas que o integrem ao currículo escolar. A pesquisa contribui para debates sobre democratização da mídia, educação midiática e o uso de tecnologias em contextos vulneráveis, propondo a expansão do projeto para uma web rádio comunitária.
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    Dissertação
    Qualidade no telejornalismo público brasileiro: uma análise do Jornal da Cultura
    (2020-02-17) Silva, Luciana Salviano Marques da; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; ; Caravela, Gabriela Borges Martins; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado;
    A presente pesquisa propõe a investigação sobre a qualidade do telejornalismo na televisão pública brasileira, utilizando como objeto de análise o Jornal da Cultura– Segunda Edição. O objetivo é identificar, a partir de parâmetros de qualidade pré-definidos, como a seleção de conteúdos, a participação do público e o didatismo da apresentação dos temas podem interferir na qualidade do telejornal. Além disso, refletir sobre a prática jornalística e o papel da comunicação pública para a construção de uma sociedade mais igualitária. Para tanto, recorre-se aos conceitos de qualidade na televisão (MULGAN, 1990; MACHADO, 2000, 2011; BORGES, 2008,2014), qualidade no telejornalismo (COUTINHO, 2013; GOMES, 2006) e comunicação pública (BOLAÑO, 2010). Como metodologia, utiliza-se a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), a fim de compreender o objeto e identificar seus pontos fortes e fracos. Atrelado a isso, realiza-se uma observação não participante, pesquisa bibliográfica e entrevistas. Com isso, foi possível obter um panorama geral das práticas jornalísticas do Jornal da Cultura, necessário para a precisão desta análise e enfim, identificar as práticas consideradas de qualidade para o telejornalismo público.
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    TCC
    Vozes do Brasil: novos caminhos para o radiojornalismo musical potiguar.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Melo, Irlane Larissa Lira Sant'Ana de; Condorelli, Antonino; Medeiros, Hélcio Pacheco de; Silva, Luciana Salviano Marques da
    O presente trabalho tem como objeto de investigação o componente da grade de programação da Rádio Universitária Natal, o programa musical Vozes do Brasil, e a reformulação ocorrida no seu formato após uma década de veiculação do modelo tradicional. Motivado por estas transformações, o estudo objetivou identificar as mudanças no gênero de entretenimento musical que emergem desta prática, além da reflexão a respeito do percurso criativo, estético e identitário advindos do processo de produção e a determinação de fatores que recuperem elementos da cultura potiguar. Por meio de um apanhado histórico da radiodifusão sonora brasileira, incluindo as discussões sobre rádio público, estatal e universitária, e das conceituações de gêneros radiofônico, propusemos um resgate histórico-estrutural do programa através de pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas semiestruturadas com servidores e bolsistas que compuseram, em algum momento, a equipe. Essas técnicas aplicadas são ferramentas da pesquisa qualitativa que, nessa monografia, é de caráter exploratório do tipo estudo de caso comparativo. A análise em profundidade do problema permitiu visualizar, apontar e compreender a evolução no roteiro, na produção e na sonoplastia do Vozes do Brasil como também o vislumbre de novos horizontes que reafirmem essa nova identidade através do questionamento suscitado em torno da hipótese do formato radiodocumentário musical.
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