Navegando por Autor "Silva, Luciano Hebert de Lima"
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Dissertação A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-05) Silva, Luciano Hebert de Lima; ; ; Ferreira, Heraldo Simões; ; Falcão, José Luiz Cirqueira;Neste estudo, resgato da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das experiências vividas na Capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da Capoeira com crianças, na Educação Física Escolar. Este trabalho tem como objetivo geral, revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializar este estudo sobre Capoeira, é possível colaborar com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” são apresentados dados coletados, do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na Capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, é apresentada uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das experiências vivenciadas dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreende-se que é possível revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitando, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a Capoeira.