Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Márcio Gildeon Soares da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A imagem pública da Química: estudo sobre as visões de graduandos e suas implicações para o ensino e a divulgação científica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Silva, Márcio Gildeon Soares da; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Santos, Bruno Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1331230222415236
    Reflexões filosóficas sobre a Química, seu caráter distintivo em relação às demais ciências e seus impactos sociais ao longo da história, são importantes para a promoção de uma visão mais rica e autêntica da Química, tanto de professores como de estudantes. A abordagem de questões epistemológicas pode favorecer reflexões sobre a Imagem Pública da Química, afastando concepções reducionistas que a associam a estereótipos, desastres ambientais, e outras conotações negativas disseminadas na sociedade e na comunidade científica. O presente trabalho teve como objetivo compreender as visões de graduandos sobre Química e sua natureza quando refletem sobre a Imagem Pública da Química, suas implicações para o ensino e Divulgação Científica. A investigação adotou pressupostos de abordagem qualitativa e das pesquisas do tipo intervenção pedagógica, desde o planejamento à implementação das etapas de levantamento de dados empíricos, conduzida no contexto de um curso de formação com licenciandos em Química do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os instrumentos de coleta de dados incluíram um questionário, produções escritas no contexto de atividades didático-pedagógicas e gravações de interações discursivas com os estudantes ao longo de quatro dias consecutivos de curso, que totalizaram dez horas. Os dados foram organizados e examinados à luz da Análise Textual Discursiva, apoiados ainda em uma ferramenta heurística para a análise de concepções de Química. No contexto do ensino de Química, os resultados evidenciaram que, além da identificação de visões sobre a Química, o perfil conceitual de Química mostrou-se útil para a análise da Imagem Pública da Química em termos epistemológicos e socioculturais, ampliando essa caracterização para além da dicotomia positiva-negativa. Além disso, a experiência sugeriu indícios de que relacionar a Imagem Pública da Química com aspectos de Natureza da Química pode contribuir para a fundamentação epistemológica na formação de professores. Em relação à divulgação científica, a atividade didática resultou em textos de divulgação cultural, com a presença de elementos característicos do discurso da divulgação científica. Diante disso, apontamos a Filosofia da Química como fundamentação epistemológica para formação de professores de Química e divulgadores da ciência Química.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM